Saúde·20 de março de 2019

Ministério da Saúde antecipa campanha de vacinação contra gripe no Amazonas

A vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira no Amazonas.

Por Janary Bastos DamacenaCom formação em jornalismo e pós-graduação em linguística, Janary Damacena se especializou em Narratologia e no Storytelling para reportar notícias. Com participação em redações de jornais impressos, revistas, rádios, televisão e assessorias de imprensa; alguns de seus trabalhos mais marcantes foram realizados em lugares como a Agência do Rádio Brasileiro, Rádio Nacional, Jornal de Brasília, Agência Rádio Web, Jornal Tribuna do Brasil, TV Educativa, Presidência da República, Ministério da Saúde, Revista Plano Brasília, Agência Gralha Comunicação e Vídeo e Organização das Nações Unidas (ONU).
Áudio · 00:01:43
Ouvir áudio · 00:01:43Copiar texto

A vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira no Amazonas. Apesar do inicio da  mobilização nacional estar prevista apenas  para o mês de abril , o Ministério da Saúde decidiu antecipar a campanha para o estado  por conta da ocorrência de casos e óbitos por influenza, desde fevereiro deste ano. Em todo ano de 2018 foram registrados 17 casos e 3 mortes por gripe no Amazonas. O anuncio foi realizado nessa terça-feira (19), pelo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber, que participou de reunião com o Comitê de Enfrentamento ao vírus H1N1, com órgãos do Estado e da prefeitura de Manaus. 

“A produção da vacina de influenza é um processo complexo, que se inicia no ano anterior, baseado um conjunto de vírus que circulam no hemisfério sul e a produção se inicia. Nós tivemos um esforço extremamente grande do Instituto Butantan, de São Paulo; da Agência Nacional de Vigilância Sanitária; e do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), que fica na Fiocruz; para dar conta de entregar ao povo do Amazonas um conjunto de doses que perfaz quase a totalidade da programação planejada no interior”.

As vacinas são destinadas aos grupos mais vulneráveis à doença como crianças de 6 meses a 5 anos de idade, idosos, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, professores, profissionais de saúde, entre outros. A lista segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde. A meta é vacinar, pelo menos 90%, dos grupos elegíveis para vacinação.

Áudio

As vacinas são destinadas aos grupos mais vulneráveis à doença como crianças de 6 meses a 5 anos de idade, idosos, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, professores, profissionais de saúde, entre outros. A lista segue a recomendação da Organização Mundial de Saúde. A meta é vacinar, pelo menos 90%, dos grupos elegíveis para vacinação.
 

Últimas notícias

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Ibovespa

Ibovespa recua 1,15% com queda da Vale e cenário externo negativo

Dólar

Dólar sobe 0,23% e fecha cotado a R$ 5,04

Obras

TCU aponta dez obras rodoviárias prioritárias que precisam de recursos para conclusão até 2027

ApexBrasil

SIAL Paris: empresas brasileiras ampliam busca por mercados externos em meio a tarifas dos Estados Unidos

Sobre a repórter

Janary Bastos Damacena

Com formação em jornalismo e pós-graduação em linguística, Janary Damacena se especializou em Narratologia e no Storytelling para reportar notícias. Com participação em redações de jornais impressos, revistas, rádios, televisão e assessorias de imprensa; alguns de seus trabalhos mais marcantes foram realizados em lugares como a Agência do Rádio Brasileiro, Rádio Nacional, Jornal de Brasília, Agência Rádio Web, Jornal Tribuna do Brasil, TV Educativa, Presidência da República, Ministério da Saúde, Revista Plano Brasília, Agência Gralha Comunicação e Vídeo e Organização das Nações Unidas (ONU).