Saúde - Ministério da Saúde·22 de junho de 2023

Minas Gerais: aumentam os casos de dengue, chikungunya e zika

Cerca de 122 mortes foram confirmadas por dengue em Minas Gerais

Por Daniela Gomes
Áudio · 00:01:05
Ouvir áudio · 00:01:05Copiar texto


Evitar acúmulo de água, manter os ralos limpos e com telas de proteção e as caixas d'água tampadas. Essas são algumas das ações que a população precisa adotar para evitar a proliferação de doenças como a dengue, chikungunya e zika, no Brasil. É o que afirma a diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da SES-MG, Marcela Lencine. 

“É bastante importante que a população contribua cuidando do seu espaço e ajudando essas atividades de prevenção. Então a responsabilidade de eliminar os focos do mosquito é de todos nós,  e isso envolve ações simples que devem ser executadas ao longo de todo o ano. A gente tem que pensar nas atividades de prevenção ao longo de todo o ano”, afirmou. 

Dados da Secretaria de Saúde de Minas Gerais registraram cerca de 391.132 casos prováveis de dengue na última semana. Desse total, 217.488 casos foram confirmados para a doença. E 122 mortes confirmadas por dengue em Minas Gerais e 131 mortes em investigação.

Além da dengue, a febre chikungunya tem assustado a população mineira: foram registrados 75.400 casos prováveis da doença, dos quais 43.560 foram confirmados. Até o momento, foram confirmados 24 mortes por Chikungunya em Minas Gerais e 16 estão em investigação.

Quanto ao vírus Zika, até o momento foram registrados 243 casos prováveis,  24 deles confirmados para a doença. 

Áudio

LOC.: Dados da Secretaria de Saúde do estado de Minas Gerais registraram cerca de 391.132 casos prováveis de dengue na última semana,  75.400 casos prováveis de chikungunya, dos quais 43.560 foram confirmados e 243 casos prováveis de zika vírus. Vinte e quatro deles confirmados para a doença. 

Reportagem, Daniela Gomes

Últimas notícias

Mineração

Preço de terras raras fora da China chega a 18 vezes o chinês, e diferença veio para ficar

MEI

Novas regras para MEIs e nanoempreendedores exigem atenção dos municípios, alerta CNM

Política

Lula terá Congresso mais à direita e enfrentará desafios para governar no quarto mandato

INSS

INSS: Justiça libera R$ 2,9 bilhões em atrasados, veja quem tem direito a receber e como consultar

MEI

Perdão de dívidas do MEI: quem tem direito e como funcionará a medida

Sobre a repórter

Daniela Gomes