Desenvolvimento Regional - Defesa Civil·25 de fevereiro de 2026

MIDR autoriza repasse de R$ 3,7 milhões para 5 municípios afetados por desastres

Recursos vão reforçar medidas emergenciais em cidades de Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul

Por Redação Brasil 61
Áudio · 00:01:31
Ouvir áudio · 00:01:31Salvar imagemCopiar texto
Imagem: MIDR/Divulgação
Imagem: MIDR/Divulgação·Foto: Brasil 61

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, autorizou, nesta quarta-feira (25), o repasse de R$ 3.704.047,49 para ações de resposta em oito municípios afetados por desastres. Receberão recursos cidades de Goiás, Rio de Janiero e Rio Grande do Sul. As portarias com a liberação dos valores foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU). Confira abaixo:

Os recursos foram autorizados a partir de critérios técnicos que levam em conta a magnitude dos desastres, o número de desabrigados e desalojados e as necessidades apresentadas nos planos de trabalho enviados pelas prefeituras.

Como solicitar recursos

Estados e municípios que tiverem o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública podem solicitar apoio ao MIDR. As solicitações são feitas pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Após análise e aprovação da equipe técnica da Defesa Civil Nacional, os repasses são formalizados em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).

As informações são do MIDR

Áudio

LOC 2: Os recursos foram autorizados com base em critérios técnicos, que consideram a magnitude dos desastres, o número de desabrigados e desalojados e as necessidades apresentadas nos planos de trabalho enviados pelas prefeituras. Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em Proteção e Defesa Civil, acesse Ministério do Desenvolvimento Regional.
Reportagem, Thamy Carvalho

Últimas notícias

Indústria

Indústria tem pior índice de satisfação com lucro desde a pandemia

Eleições 2026

Celina Leão lidera disputa pelo governo do DF com 59,3% dos votos válidos

Brasil Gestor

Tarifaço: São João da Barra (RJ) lidera perdas municipais nas exportações aos EUA; veja ranking

Eleições 2026

Agregador de pesquisas indica chance de 79% de vitória de Flávio Bolsonaro

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Sobre a repórter

Redação Brasil 61