Tempo - Previsão do tempo·06 de março de 2022

METEOROLOGIA: previsão é de pancadas de chuvas em quase todo o Brasil, nos próximos dias

Choque de temperaturas provoca queda de granizo em várias regiões

Por Paloma CustódioPaloma Custódio é jornalista, radialista e graduada em Relações Internacionais. Atuou como produtora e repórter na Rede Boa Vontade de Comunicação (LBV), integrou a equipe de comunicação da ONU Brasil, foi roteirista do Grupo Bandeirantes e repórter do Agro Estadão.
Áudio · 00:01:18
Ouvir áudio · 00:01:18Salvar imagemCopiar texto
Chuva - Foto: Edemir Rodrigues/Governo do Estado do Mato Grosso do Sul
Chuva - Foto: Edemir Rodrigues/Governo do Estado do Mato Grosso do Sul·Foto: Brasil 61

Previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o início da semana é de pancadas de chuvas em quase todas as regiões do Brasil. O clima é bem típico do verão que segue até o dia 20 de março: chuva rápida, com volumes significativos, trovoadas e rajadas de vento.

A meteorologista do Inmet Andrea Ramos destaca a previsão de chuva para a Região Sul do país.

“No Sul, houve um deslocamento de um sistema, atualmente é um cavalo, que é uma área de baixa pressão alongada, que está favorecendo essa chuva com volumes bastante significativos, pegando principalmente boa parte do Rio Grande do Sul e leste e sudeste de Santa Catarina.”

Segundo Andrea Ramos, há a possibilidade de queda de granizo nesta região, com aviso até às 11 horas da manhã de segunda-feira (7). 

Já no leste de São Paulo, o Inmet alerta para risco de tempestades, especialmente no extremo litoral, que vai até às 21 horas deste domingo. De acordo com Andrea Ramos, também há risco de queda de granizo.

No norte do Mato Grosso do Sul também há chance de tempestades, com expectativa de até 60 milímetros de chuvas no acumulado do dia. Há previsão de queda de granizo.

A meteorologista Andrea Ramos explica o motivo da queda de granizo nessas regiões.

“Esse cavalo [baixa pressão] contrasta com o que está acontecendo em termos de temperatura. As temperaturas estão muito elevadas nesta região. Está tendo registro de temperatura chegando a 38°, principalmente no Rio Grande do Sul. E esse choque entre o frio e o quente favorece a essa queda de granizo.” 

Áudio

Segundo Andrea Ramos, há a possibilidade de queda de granizo nesta região, com aviso até às 11 horas da manhã de segunda-feira. 

Já no leste de São Paulo, o Inmet alerta para risco de tempestades, especialmente no extremo litoral, que vai até às 21 horas deste domingo. De acordo com Andrea Ramos, também há risco de queda de granizo.

No norte do Mato Grosso do Sul também há chance de tempestades, com expectativa de até 60 milímetros de chuvas no acumulado do dia. Há previsão de queda de granizo.

Reportagem, Paloma Custódio

Últimas notícias

Indústria

Indústria tem pior índice de satisfação com lucro desde a pandemia

Eleições 2026

Celina Leão lidera disputa pelo governo do DF com 59,3% dos votos válidos

Brasil Gestor

Tarifaço: São João da Barra (RJ) lidera perdas municipais nas exportações aos EUA; veja ranking

Eleições 2026

Agregador de pesquisas indica chance de 79% de vitória de Flávio Bolsonaro

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Sobre a repórter

Paloma Custódio

Paloma Custódio é jornalista, radialista e graduada em Relações Internacionais. Atuou como produtora e repórter na Rede Boa Vontade de Comunicação (LBV), integrou a equipe de comunicação da ONU Brasil, foi roteirista do Grupo Bandeirantes e repórter do Agro Estadão.