Saúde - Covid-19·15 de agosto de 2020

Mais de 1 milhão de profissionais da saúde são cadastrados para atuarem no combate à covid-19

O banco de dados foi disponibilizado a estados e municípios. Em casos emergenciais, contratação pode ser feita pelo governo federal

Por Daniel MarquesJornalista brasiliense formado pela Universidade de Brasília (UnB), com passagens em redações da capital. Trabalhou como repórter no Correio Braziliense e Rádio CBN, além de agências de comunicação. Atualmente, integra a redação do Brasil 61 com pautas de saúde e política.
Ouvir áudioCopiar texto

O governo federal já cadastrou mais de 1 milhão de profissionais habilitados para combater a covid-19 no país. Só na região do Amazonas, Amapá e Roraima, são 468 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos e biomédicos. A ação, batizada de “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, faz parte da estratégia do Ministério da Saúde para capacitar profissionais e estudantes da área. Para se cadastrar, os profissionais devem acessar o site do ministério e fazer um curso online de capacitação.

Estratégias de combate à Covid-19 são detalhadas por Pazuello em audiência pública no Senado

SUS vai adotar vacina para a Covid-19 que estiver pronta primeiro, diz MS

O banco de dados utiliza as informações dos conselhos profissionais de cada classe e disponibiliza para que estados e municípios possam fazer a contratação caso haja falta de profissionais.

Onde a falta for maior, o Governo Federal pode fazer uma contratação temporária, de até seis meses, desde que a ação seja aprovada pelo  Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para o novo coronavírus (COE-nCoV).

O governo federal já cadastrou mais de 1 milhão de profissionais habilitados para combater a covid-19 no país. Só na região do Amazonas, Amapá e Roraima, são 468 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos e biomédicos. A ação, batizada de “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, faz parte da estratégia do Ministério da Saúde para capacitar profissionais e estudantes da área. Para se cadastrar, os profissionais devem fazer um curso online de capacitação.

O banco de dados utiliza as informações dos conselhos profissionais de cada classe e disponibiliza para que estados e municípios possam fazer a contratação caso haja falta de profissionais.

Onde a falta for maior, o Governo Federal pode fazer uma contratação temporária, de até seis meses, desde que a ação seja aprovada pelo  Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para o novo coronavírus (COE-nCoV).

Últimas notícias

Indústria

Indústria tem pior índice de satisfação com lucro desde a pandemia

Eleições 2026

Celina Leão lidera disputa pelo governo do DF com 59,3% dos votos válidos

Brasil Gestor

Tarifaço: São João da Barra (RJ) lidera perdas municipais nas exportações aos EUA; veja ranking

Eleições 2026

Agregador de pesquisas indica chance de 79% de vitória de Flávio Bolsonaro

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Sobre a repórter

Daniel Marques

Jornalista brasiliense formado pela Universidade de Brasília (UnB), com passagens em redações da capital. Trabalhou como repórter no Correio Braziliense e Rádio CBN, além de agências de comunicação. Atualmente, integra a redação do Brasil 61 com pautas de saúde e política.