Saúde·11 de abril de 2018

MACAPÁ (AP): Preconceito com a Tuberculose impede novos diagnósticos da doença

Por Agência do Rádio
Áudio · 00:02:10
Ouvir áudio · 00:02:10

O preconceito com a Tuberculose ainda é uma realidade em Macapá e em todos os outros municípios do Amapá. É uma pena. Tuberculose mata, se não for tratada. Antes de falar mais sobre a doença, conheça a história de uma doméstica de 61 anos, moradora de Macapá, que passou pelo preconceito da doença. Ela preferiu não se identificar, mas contou que durante os nove meses que durou o tratamento, muitas pessoas pensavam que a Tuberculose não era realmente o problema dela.

“Quando eu comecei a fazer o tratamento, fiz logo todos os exames de sífilis, de hepatite e de AIDS, que o pessoal estava falando, mas eu já tinha todos os meus laudos. Então, começaram a falar né, porque quando eu estava fazendo o tratamento, eu estava magrinha, e o pessoal estava falando que eu tinha AIDS.”

Emagrecimento é só um dos sintomas da Tuberculose, que é confundido com a AIDS. Mesmo com o preconceito existente, o Amapá teve o terceiro melhor percentual de cura da doença no Brasil, em 2017, com 81,7%. A técnica de enfermagem do Núcleo de doenças respiratórias do Amapá, Karla Matos, conta sobre a importância de se realizar campanhas educativas com a população.

“A gente intensifica mais esse período, que os municípios realizem, nas unidades de saúde, ações educativas nas suas áreas de abrangência. Que sejam realizadas palestras educativas nas unidades de saúde, para que a população fique sabendo dos sinais e dos sintomas. E saibam quais são os sinais de alerta da Tuberculose. É o que a gente tem recomendado.”

Então você aí de Macapá, Serra do Navio, Tartarugalzinho, Vitória do Jari e demais municípios, fique atento aos sintomas. Sentiu tosse por mais de três semanas, suor de noite, emagrecimento ou febre à tarde? Caso a resposta seja afirmativa, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua região e faça o diagnóstico. Ajude a deixar essa história no passado. Tuberculose é coisa séria pessoal, existe tratamento e tem cura. Não se deixe levar pelo preconceito, encare a doença de frente. Para mais informações acesse: saude.gov.br/tuberculose.

#TBtemCura

Últimas notícias

Empreendedorismo

Lula sanciona lei que eleva teto do MEI e perdoa dívidas federais

Ministério da Cultura

Apoiada pela Lei Rouanet, Orquestra Brasileira de Cantores Cegos já gerou mais de 300 postos de trabalho

Ministério da Cultura

Rouanet nas Favelas 2 recebe 587 propostas e prevê investimento de R$ 10 milhões

SESI

SESI abre matrículas em diversos estados para 2027 com bolsas de até 100%

Empreendedorismo

Empreendedoras do DF defendem mais acesso ao crédito e participação nas políticas públicas

Sobre a repórter

Agência do Rádio