Política·07 de abril de 2018

Lula está preso; petista é o primeiro ex-presidente a ser detido na história do Brasil

<p>Lula &eacute; o primeiro ex-presidente da hist&oacute;ria do Brasil a ser preso por crime comum</p>

Por Agência do Rádio
Áudio · 00:01:47
Ouvir áudio · 00:01:47Copiar texto

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preso. O petista se entregou a Polícia Federal no início da noite deste sábado, mais de 24 horas após a data estipulada pelo juiz Sergio Moro.

Lula é o primeiro ex-presidente da história do Brasil a ser preso por crime comum.

Às 18h40, o petista deixou o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP) e entrou em um carro da PF, onde seguiu em comboio para a Superintendência da Polícia Federal e depois para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

Lula cumprirá pena em Curitiba (PR), pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex em Guarujá (SP). Em janeiro, o ex-presidente teve a condenação dada pelo juiz Sérgio Moro em primeiro grau, confirmada pela 8ª turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. Na ocasião, os desembargadores aumentaram a pena de Lula, de nove anos e meio, para 12 anos e um mês de prisão.

O juiz Sergio Moro havia estipulado que Lula deveria se entregar até às 17h de sexta-feira (6), no entanto, o político ignorou a ordem e seguiu no Sindicato dos Metalúrgicos. Na manhã deste sábado, Lula participou de uma missa em homenagem a Marisa Letícia, sua falecida esposa.

Ao longo do dia, a defesa de Lula seguiu em negociação com a PF para que o petista pudesse se entregar, o que ocorreu no início da noite. Por volta do meio dia, Lula chegou a discursar para apoiadores e correligionários presentes no Sindicato.

No decreto de prisão, Moro informou que uma sala na Superintência da Polícia Federal, em Curitiba, está reservada para o ex-presidente. No local, o petista ficará separado dos demais presos, sem que haja risco para sua integridade moral ou física.

Reportagem, João Paulo Machado

Últimas notícias

Simples Nacional

Setor produtivo celebra atualização do MEI mas cobra reajuste anual e reforma do Simples

Mineração

CNI estuda potencial brasileiro na cadeia de minerais críticos e baterias

Ministério da Saúde

Ministério da Saúde inicia oferta de nove medicamentos oncológicos pelo SUS

Mineração

CETEM promove seminário sobre inovação

Eleições 2026

Eleições 2026: Justiça Eleitoral monitora risco de temporais no segundo turno

Sobre a repórter

Agência do Rádio