O aluno Marcos Aurélio da Silva, de 18 anos, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Contagem (MG), pode representar a cidade na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo. O jovem disputa uma vaga pela ocupação de marcenaria de estruturas. Antes, ele passa por um período de treinamentos para a 45ª edição do torneio, que este ano ocorre entre os dias 22 e 27 de agosto em Kazan, na Rússia. A delegação brasileira será composta por 57 alunos do SENAI e mais outros seis do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
A conquista de Marcos só começou após um convite da escola para disputar a Olimpíada do Conhecimento, em que ele ficou em 3º lugar na etapa escolar da competição. No mesmo ano, se formou no curso técnico de marcenaria pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Madeira e do Mobiliário Petrônio Machado Zica (CEDETEM). O jovem ganhou a etapa estadual do torneio em Ubá (MG), e depois de ficar em 1º lugar na etapa nacional, em Rio Branco-AC, garantiu vaga na equipe que treina para a WorldSkills. Ele vibra com a oportunidade de representar o Brasil com o aprendizado do curso de marcenaria.
“É uma honra porque não é todo mundo que tem essa oportunidade de falar 'eu represento o Brasil'. É uma responsabilidade muito grande também. Tudo que eu aprendi no curso é mais a parte industrial de como fazer os móveis. Eu não sabia nada de marcenaria, medidas, como usar as máquinas, essas coisas. Então agora consigo fazer tudo sozinho, por causa do curso mesmo. Ensinam também muita a questão da vida social também e como se comportar."
Durante o período de treinamentos, os jovens competidores recebem o suporte necessário. São três unidades em Brasília (DF): Taguatinga, Gama e no Setor de Indústrias Gráficas. O gestor do projeto Brasil Kazan, José Luis Gonçalves Leitão, analisa o objetivo das entidades brasileiras em representar o país e explica que outras cidades brasileiras também apoiam os jovens nessa fase.
“Mostrar que no ensino profissional, especificamente nas instituições de formação profissional, tanto do SENAI, e aí extensivo ao Senac, temos uma excelência em educação profissional. No caso da avaliação da educação profissional, temos no ranking excelentes colocações. Fornecemos alimentação, hospedagem e transporte local para todos os competidores que estiverem nos centros de treinamento. Tanto em Brasília (DF), como em Belém (PA), Porto Alegre (RS), Joinville (SC), como em Belo Horizonte (MG).”
A WorldSkills acontece a cada dois anos, reunindo os melhores alunos de países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul. Eles disputam medalhas em modalidades de acordo com as profissões técnicas da indústria e do setor de serviços. Os jovens precisam demonstrar habilidades individuais e coletivas para concluírem os desafios dentro de seis horas.
Se Marcos ganhar uma vaga na equipe brasileira, durante os quatro dias de competição, ele e os outros competidores terão, no máximo, 22 horas para entregarem os projetos. Em 18 participações, o Brasil já acumulou 136 medalhas.
Reportagem, Pedro Marra.