Desenvolvimento Regional - MDR·29 de maio de 2025

Jaguariaíva (PR) obtém o reconhecimento de situação de emergência devido à doenças infecciosas virais

Com a medida, município está apto a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil

Por Agência do Rádio
Áudio · 00:01:29
Ouvir áudio · 00:01:29Salvar imagemCopiar texto
Imagem: MIDR/Divulgação
Imagem: MIDR/Divulgação·Foto: Brasil 61

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quinta-feira (29), a situação de emergência na cidade paranaense de Jaguariaíva (PR) , devido à doenças infecciosas virais. A Portaria nº 1.680 com o reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). 

Agora, a prefeitura já pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Até o momento, o Paraná tem 36 reconhecimentos vigentes, dos quais 12 por enxurradas, sete por estiagem, seis por doenças infecciosas virais, quatro por vendaval e três por inundações.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

LOC 1:  A cidade paranaense de Jaguariaíva teve, nesta quinta-feira, 29 de maio, a situação de emergência oficialmente reconhecida pela Defesa Civil Nacional, devido a doenças infecciosas virais.

Com o reconhecimento, o município está apto a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, explica como os repasses podem ser aplicados.

SONORA WALDEZ GÓES (PADRÃO)

"Os recursos da Defesa Civil podem ser empregados naquele primeiro momento que acontece o desastre pra fazer assistência humanitária, pra dar kits de higiene, alimentação para as pessoas que foram atingidas, que enfrentam as consequências daquele desastre, bem como pra restabelecimento dos serviços essenciais, como, por exemplo, abastecimento de água e desobstrução de vias públicas. Além disso, nós também podemos utilizar o os recursos da Defesa Civil pra fazer reconstrução de infraestruturas públicas destruídas pelo desastre ou ainda de habitações destruídas pelo desastre”

LOC 2: Até o momento, o Paraná tem 36 reconhecimentos vigentes, dos quais 12 por enxurradas, sete por estiagem, seis por doenças infecciosas virais, quatro por vendaval e três por inundações.

Para saber mais sobre as ações do Governo federal em proteção e defesa civil, acesse mdr.gov.br.

Últimas notícias

Dólar

Dólar fecha a R$ 4,98 nesta sexta-feira (23) antes do segundo turno das eleições

Ibovespa

Ibovespa fecha em alta de 0,76% antes do segundo turno das eleições

Loteria

Resultado da Lotofácil 3812 (23/10/2026): números sorteados

Região Sul

O TEMPO E A TEMPERATURA: A Região Sul terá pancadas de chuva, trovoadas e alerta de tempestade neste sábado (24)

Região Centro-Oeste

O TEMPO E A TEMPERATURA: Centro-Oeste tem calor e chuva isolada no com alerta de tempestade em Mato Grosso do Sul neste sábado (24)

Sobre a repórter

Agência do Rádio