Meio Ambiente·13 de outubro de 2017

Incêndios fecham Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

<p>Pelo menos sete pontos da &aacute;rea foram afetados</p><p class="MsoNormal" style="text-align:justify;line-height:150%"><b><span style="font-size:12.0pt;line-height:&#10;150%;font-family:&quot;Arial&quot;,&quot;sans-serif&quot;"><o:p></o:p></span></b></p><p>&nbsp;</p>

Por Agência do Rádio
Copiar texto

Para proteger os visitantes e turistas, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, foi fechado durante o feriado devido aos incêndios na região. A situação ainda não foi normalizada e segue sendo avaliada pelo Instituto Chico Mendes, o ICMBio, administrador da região. A reabertura do Parque ainda não tem data definida.

Dois aviões tanques auxiliam os 80 brigadistas, servidores do Instituto Chico Mendes, Ibama e moradores da comunidade quilombola Kalunga no combate ao incêndio. A baixa umidade do ar, altas temperaturas e fortes ventos dificultam o trabalho das equipes.

O fogo já atingiu cerca de sete pontos da unidade e os arredores. A região de Salto, as proximidades do aeroporto e a parte norte do parque, próximo a Teresina de Goiás, e a parte sudeste de Alto Paraíso ainda oferecem risco. A Reserva Particular do Patrimônio Natural do Trombador também sofreu com o incêndio. O único ponto em que as chamas já foram controladas foi em Cristais.

A área conta com formações vegetais diversificadas, além de centenas de nascentes e cursos d’água. Declarado como Patrimônio Natural da Humanidade, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros tem mais de 240 hectares e já recebeu mais de 43 mil visitantes só em 2017.

Reportagem, Raphael Costa
 

Últimas notícias

Empreendedorismo

Lula sanciona lei que eleva teto do MEI e perdoa dívidas federais

Ministério da Cultura

Apoiada pela Lei Rouanet, Orquestra Brasileira de Cantores Cegos já gerou mais de 300 postos de trabalho

Ministério da Cultura

Rouanet nas Favelas 2 recebe 587 propostas e prevê investimento de R$ 10 milhões

SESI

SESI abre matrículas em diversos estados para 2027 com bolsas de até 100%

Empreendedorismo

Empreendedoras do DF defendem mais acesso ao crédito e participação nas políticas públicas

Sobre a repórter

Agência do Rádio