O Ibovespa fechou mais uma sessão em nível recorde ao atingir os 147 mil pontos pela primeira vez na história. Após uma alta de 0,31%, o índice fechou o pregão em 147.429 pontos. Foi a quinta alta seguida do índicee, segundo a B3, seu 16º recorde no ano de 2025.
De acordo com analistas do setor, a expectativa de investidores quanto ao corte da taxa de juros do Federal Reserve (Fed) — o Banco Central estadunidense —, que deve ser anunciado nesta quarta-feira (29), e uma possível resolução para o embate tarifário entre Estados Unidos e China, na quinta (30), após o encontro dos presidentes Donald Trump e Xi Jinping, estimulou o mercado de renda variável, com destaques para ações ligadas ao minério de ferro.
Confira as ações com melhor e pior desempenho no último fechamento:
Ações em alta no Ibovespa
REAG Investimentos SA (REAG3): +22,86%
MBRF Global Foods Company S.A (MBRF3): +%15,63%
Ações em queda no Ibovespa
Tekno SA Industria e Comercio Pfd (TKNO4): -7,92%
Auren Energia SA (AURE3): -6,12%
O volume total negociado na B3 foi de R$ 20.451.711.067, em meio a 3.198.619 negócios.
Os dados da bolsa podem ser consultados no site da B3.
O que é o Ibovespa e como ele funciona?
O Ibovespa (Índice Bovespa) é o principal indicador do mercado acionário brasileiro. Calculado pela B3, ele reflete a média do desempenho das ações mais negociadas na bolsa, com base em critérios de volume e liquidez. O índice é composto por uma carteira teórica de ativos, que representa cerca de 80% do volume financeiro total negociado no mercado.
O que é a B3, a bolsa de valores do Brasil?
A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é a bolsa de valores oficial do Brasil, sediada em São Paulo. É responsável pela negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio e outros ativos financeiros. A B3 está entre as maiores bolsas do mundo em infraestrutura e valor de mercado.
O Ibovespa fechou mais uma sessão em nível recorde ao atingir os cento e quarenta e sete mil pontos pela primeira vez na história. Após uma alta de zero vírgula trinta e um por cento, o índice fechou o pregão em cento e quarenta e sete mil, quatrocentos e vinte e nove pontos. Foi a quinta alta seguida do índice e, segundo a B3, seu décimo sexto recorde no em 2025.
De acordo com analistas do setor, a expectativa de investidores quanto ao corte da taxa de juros estadunidense —, que deve ser anunciado nesta quarta-feira (29), e uma possível resolução para o embate tarifário entre Estados Unidos e China, na quinta (30), após o encontro dos presidentes Donald Trump e Xi Jinping, estimulou o mercado de renda variável, com destaques para ações ligadas ao minério de ferro.
As ações com maior alta na sessão foram as da REAG Investimentos SA e da MBRF Global Foods Company S.A, que subiram vinte e dois vírgula oitenta e seis por cento e quinze vírgula sessenta e três por cento, respectivamente. Por outro lado, as ações da Tekno SA Industria e Comercio encabeçaram a lista de papéis em queda, recuando sete vírgula noventa e dois por cento.
O volume total negociado na B3 foi de pouco menos de 20 bilhões e meio de reais, em meio a mais de três milhões e cento e noventa mil negócios.
Os dados da bolsa podem ser consultados no site da B3.
Reportagem, Henrique Fregonasse.