Economia - Indicadores econômicos·15 de agosto de 2025

Ibovespa recua 0,01% e fecha acima dos 136 mil pontos

Marfrig e GPA lideram ganhos do dia, enquanto Embraer e São Martinho registram as maiores quedas

Por Maria Clara AbreuJornalista em formação pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB), natural de São Paulo. Desde 2025, integra a equipe do portal Brasil 61. Acumula experiências em veículos como Correio Braziliense e na Assessoria de Comunicação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), com produção de reportagens nas áreas de política, infraestrutura, economia, saúde, cidadania e cultura.
Áudio · 00:00:55
Ouvir áudio · 00:00:55Salvar imagemCopiar texto
Foto: Freepik
Foto: Freepik·Foto: Brasil 61

O Ibovespa, principal índice da B3, encerrou a última sessão em queda mínima de 0,01%, aos 136.340 pontos.

O desempenho reflete a cautela dos investidores diante da reunião entre os presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Vladimir Putin, da Rússia, que se encontraram pessoalmente no Alasca nesta sexta-feira (15), para discutir um cessar-fogo na Ucrânia.

Confira as ações com melhor e pior desempenho no último pregão:

Ações em alta no Ibovespa

  • Marfrig (MRFG3): +8,89%
  • GPA (PCAR3): +6,74%

Ações em queda no Ibovespa

  • Embraer (EMBR3): -3,77%
  • São Martinho (SMTO3): -3,37% 

Volume negociado na B3 hoje

O volume financeiro total negociado na B3 nesta sessão foi de R$ 24,8 bilhões. 

Para mais informações, acesse o site oficial da B3. 

O que é o Ibovespa e como ele funciona

O Ibovespa é o principal termômetro do mercado acionário brasileiro calculado pela B3 com base em uma carteira teórica que reúne os papéis mais negociados da bolsa. Essa composição considera critérios de volume e liquidez, englobando aproximadamente 80% de todo o movimento financeiro diário negociado no mercado à vista.

O que é a B3, a bolsa de valores do Brasil?

A B3 – Brasil, Bolsa, Balcão é a principal bolsa de valores do Brasil, com sede em São Paulo. Ela atua como plataforma oficial para a negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio, entre outros ativos.

Como uma das maiores bolsas globais em termos de infraestrutura e valor de mercado, a B3 oferece serviços completos que vão desde a negociação até o pós-negociação, registro, custódia e infraestrutura tecnológica robusta.

O Ibovespa, principal índice da B3, encerrou a última sessão em queda mínima de 0,01%, aos 136.340 pontos.

O desempenho reflete a cautela dos investidores diante da reunião entre os presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Vladimir Putin, da Rússia, que se encontraram pessoalmente no Alasca nesta sexta-feira (15), para discutir um cessar-fogo na Ucrânia.

Entre os destaques do pregão, Marfrig teve valorização de 8,89 por cento, seguido pela GPA, que avançou 6,74 por cento. Em contraste, as ações da Embraer caíram 3,77 por cento e a São Martinho registrou queda de 3,37 por cento.

O volume financeiro total negociado na B3 foi de aproximadamente 24 bilhões e 800 milhões de reais.

Para mais informações, acesse o site oficial da B3.

Reportagem, Maria Clara Abreu.

Últimas notícias

Indústria

Indústria tem pior índice de satisfação com lucro desde a pandemia

Eleições 2026

Celina Leão lidera disputa pelo governo do DF com 59,3% dos votos válidos

Brasil Gestor

Tarifaço: São João da Barra (RJ) lidera perdas municipais nas exportações aos EUA; veja ranking

Eleições 2026

Agregador de pesquisas indica chance de 79% de vitória de Flávio Bolsonaro

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Sobre a repórter

Maria Clara Abreu

Jornalista em formação pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB), natural de São Paulo. Desde 2025, integra a equipe do portal Brasil 61. Acumula experiências em veículos como Correio Braziliense e na Assessoria de Comunicação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), com produção de reportagens nas áreas de política, infraestrutura, economia, saúde, cidadania e cultura.