Henrique Meirelles, pré-candidato à Presidência da República pelo MDB e ex-ministro da fazenda, apresenta propostas de governo nesta segunda-feira (16) na cidade de São Paulo.
O ex-ministro cumpre agenda na parte da manhã membros regionais do partido, depois segue para entrevista em canal fechado.
Uma de suas principais propostas de governo é a reforma tributária, considerada por ele como prioridade. O presidenciável afirmou em sabatina promovida pela CNI no inicio do mês "que tirou o país de crise econômica duas vezes". Nos governos do ex-presidente Lula, Meirelles coordenou o crescimento econômico do país e conseguiu números expressivos à frente do Banco Central.
“A reforma tributária é absoluta prioridade. Ela não tá feita, a proposta, está em andamento, existe já uma proposta de reforma do PIS/Cofins, feito pela Receita Federal. Existe já um projeto que está sendo discutido com a Comissão Especial da reforma tributária na Câmara, e nós estamos trabalhando isso, eu tenho uma equipe técnica altamente qualificada, fazendo uma proposta nesse sentido. A ideia é simplificarmos em primeiro lugar, e, por exemplo, todos os impostos de valor adicionado PIS/Cofins, ICMS, ISS, e etecetera, e consolidando um imposto sobre o valor agregado. E, a partir daí, fazer a distribuição para os estados, municípios. Em um primeiro momento neutra, não se pretende fazer uma redistribuição tributária, aumentar a parcela do governo federal, ou diminuir. Em um primeiro momento, ela vai simplificar o sistema como um todo, torna-lo mais transparente e facilitar a vida de todos. É um projeto de simplificação tributária fundamental”.
O ex-ministro também apresenta como nova proposta de governo a criação de um fundo de estabilização para evitar variações frequentes no preço dos combustíveis. A ideia do emedebista é que não haja tanto impacto no preço das bombas, e na utilize recursos da saúde e da educação, por exemplo.
Às sete e meia da noite, Henrique Meirelles participa de culto com evangélicos, em Belenzinho, na Zona Leste.
Reportagem, Juliana Gonçalves