Por Jalila Arabi
Aos 21 anos de idade, Lucas Alves Tochetto já estampa no peito uma grande conquista: a de campeão de mecatrônica na maior olimpíada da educação profissional do planeta, a WorldSkills. A competição deste ano foi realizada em outubro nos Emirados Árabes Unidos e levou mais de 60 países a disputarem um lugar ao pódio. O Brasil de Lucas ficou com a segunda colocação no ranking geral. Foram 15 medalhas, sendo sete de ouro. E uma delas voltou com o jovem gaúcho, nascido em Vacaria.
Lucas conta que foram anos de preparação até chegar o dia da competição. Junto com uma equipe, ele conseguiu subir na posição mais alta do pódio na categoria de mecatrônica, curso que ele decidiu fazer graças ao incentivo do pai, Nilton. E o ouro foi conquistado junto com outros países, como Japão, China e Suíça, devido ao grande desempenho brasileiro. “Para nós foi uma emoção incrível! A gente tinha noção naquele momento de que a gente conseguiu botar o Brasil no primeiro lugar do pódio com países muito mais desenvolvidos que o Brasil.”
O diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, elogia a participação dos jovens brasileiros e reafirma a importância da educação profissional para a juventude. “A educação profissional técnica é algo importante na realização dos projetos de vida dos jovens brasileiros, bem como algo importante para aumentar a nossa produtividade do trabalho e aumentar a competitividade das empresas.”
Para o médico e agora deputado federal Darcísio Perondi (PMDB-RS), o governo deveria investir cada vez mais na educação profissional. Ele comenta sobre os estudantes de países mais desenvolvidos, onde o segmento é mais forte. “Ou ele empreende sozinho ou ele é absorvido pelo mercado. Precisamos ter, cada vez mais, dinheiro para o ensino profissional. Manter o ensino superior, mas muito recurso para o ensino profissional.”
O Brasil obteve pontuação total de 34.901 na olimpíada, atrás só dos russos. Foram mais de mil e duzentos jovens de 68 países na maior competição de profissões técnicas do planeta, entre os dias 15 e 18 de outubro, em Abu Dhabi.