Já tem confronto definido nas semifinais da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, três partidas de volta pelas quartas de final e separam os homens dos meninos.
No duelo mais aguardado, o Flamengo recebeu o Grêmio no Maracanã lotado. Mais de 55 mil torcedores estavam no templo do futebol nacional. As duas equipes precisavam da vitória, já que houve empate por um a um no primeiro jogo. E o Rubro-Negro precisou apenas de quatro minutos para fazer a massa explodir em todo o Brasil. Após lance de sorte, a bola sobrou para Éverton Ribeiro, que abriu o placar de perna direita: um a zero.
A partir daí, o Flamengo adotou uma estratégia de manter o resultado sob muita marcação, e funcionou. Apesar de ficarem mais com a bola nos pés, os gremistas pouco chegaram à meta de Diego Alves.
No segundo tempo, o Imortal pressionou o Fla nos primeiros 15 minutos, mas não conseguiu marcar. Renato Portaluppi queimou as três substituições, que não surtiram o efeito desejado. Apesar de ocupar o campo adversário, o Grêmio finalizou apenas duas vezes na direção do gol. Final, Flamengo um, Grêmio zero.
Com a classificação, o Fla vai encarar o Corinthians nas semifinais. Fora de casa, o Timão derrotou a Chapecoense também pelo placar mínimo. Jadson marcou um golaço no final da partida e garantiu o time paulista na próxima fase.
Mais cedo em Minas Gerais, susto, pênaltis e polêmica. Cruzeiro e Santos jogaram no Mineirão. O time celeste tinha a vantagem de ter vencido o Peixe por um a zero no jogo de ida. E logo no começo do jogo, tratou de deixar a situação confortável. Aos 12 minutos, Thiago Neves fez para o time da casa. O Peixe precisou fazer uma substituição por conta de lesão. A Raposa seguiu melhor durante todo o primeiro tempo, mas não conseguiu ampliar a vantagem. Aos 41, Gabriel chutou de fora da área e empatou: um a um.
Bruno Henrique marcou aos 38 da segunda etapa, resultado que levava a partida para a disputa de pênaltis. No último lance da partida, muita polêmica. Após pressão cruzeirense, o Santos ia armar um contra ataque, mas o juiz Rodolpho Toski encerrou a partida impedindo a conclusão da jogada, o que revoltou o time santista. Nos pênaltis, o goleiro Fábio brilhou com três defesas, enquanto o time celeste converteu as três cobranças e garantiu a classificação.
O Cruzeiro enfrentará nas semifinais o vencedor de Palmeiras e Bahia, que jogam nesta quinta no Pacaembu. O primeiro jogo terminou zero a zero. Quem vencer fica com a vaga. Novo empate, por qualquer placar, leva o jogo para os pênaltis. A bola rola às sete e meia da noite, horário de Brasília.
Reportagem, Raphael Costa