Educação·06 de março de 2018

Estudante do DF atribui primeiro emprego a curso técnico no currículo

<p>Maioria das empresas brasileiras quer contratar, mas tem dificuldades de encontrar pessoas capacitadas, principalmente nas &aacute;reas t&eacute;cnicas</p>

Por Agência do Rádio
Copiar texto

Por Marquezan Araújo

No Distrito Federal, os setores que mais contribuem para o desenvolvimento econômico são os da construção, serviços industriais de utilidade pública, bebidas, alimentos e minerais não metálicos. Juntos, os segmentos representam 91,8% da indústria local. Só em 2016, o setor industrial no DF empregou 83.528 pessoas, com salários de R$ 3.204, em média. Os dados são do Portal da Indústria.

ÁUDIO: Acesse esta matéria na versão para rádio

O jovem João Pedro Espínola, de 21anos, foi um dos profissionais que tiveram acesso ao mercado de trabalho. Com o curso técnico em manutenção automotiva quase concluído, ele afirma que o currículo mais completo foi um fator determinante para conseguir o primeiro emprego.

“O curso técnico, que constava no meu currículo, foi essencial para eu arranjar meu primeiro emprego. Já o segundo, em uma concessionária de automóveis, foi por meio do Senai. O professor me indicou. Ele sabia que eu era apto para a vaga e acabou me indicando”, comenta o estudante.

João Pedro diz ainda que o curso técnico aumentou a experiência e a capacidade de atuação na área em que está se formando. “Com certeza você vai chegar mais preparado no mercado de trabalho do que uma pessoa que só fica na teoria. A gente tem conhecimento de ferramentas, de prática, de certos modelos”, ressalta.

Em todo o país, 61% das empresas brasileiras querem contratar, mas têm dificuldades de encontrar pessoas capacitadas para trabalhar, principalmente que atuem em áreas de nível técnico. A informação é da empresa multinacional de seleção e recrutamento ManpowerGroup.

A coordenadora de Educação do Senai-DF, Valéria Silva, diz que o serviço oferecido pela instituição pode ajudar os alunos formados a atenderem a demanda do mercado de trabalho.

“Uma estatística nacional aponta que 75% dos alunos que fazem curso técnico no Senai conseguem um emprego na área de atuação, na mesma área que foi realizada o curso. Ele [o aluno] é inserido no mercado de trabalho com mais rapidez, em função da necessidade da indústria e do mercado de ter profissionais mais qualificados. Por outro lado, o Senai atende exatamente esse potencial e essa demanda da indústria.”

Um estudo encomendado pelo Senai, feito com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014, mostra que profissionais que fizeram cursos técnicos têm um acréscimo na renda de 18%, em média, em relação a pessoas com perfis socioeconômicos semelhantes, mas que concluíram apenas o ensino médio regular.
 

Últimas notícias

Indústria

Indústria tem pior índice de satisfação com lucro desde a pandemia

Eleições 2026

Celina Leão lidera disputa pelo governo do DF com 59,3% dos votos válidos

Brasil Gestor

Tarifaço: São João da Barra (RJ) lidera perdas municipais nas exportações aos EUA; veja ranking

Eleições 2026

Agregador de pesquisas indica chance de 79% de vitória de Flávio Bolsonaro

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Sobre a repórter

Agência do Rádio