Economia·29 de janeiro de 2018

Estimativa do PIB deste ano cai de 2,7% para 2,66%, aponta BC

<p>J&aacute; a infla&ccedil;&atilde;o se manteve est&aacute;vel com 3,95%, segundo proje&ccedil;&otilde;es apresentadas pelo &Iacute;ndice Nacional de Pre&ccedil;os ao Consumidor Amplo (IPCA)</p>

Por Agência do Rádio
Áudio · 00:01:24
Ouvir áudio · 00:01:24Copiar texto

A estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que é soma de todas as riquezas do país, sofreu uma leve queda, de acordo com analistas do mercado financeiro.

Segundo dados do boletim Focus divulgados nesta segunda-feira (29), a projeção do PIB deste ano recuou de 2,7% para 2,66%. O número ficou abaixo dos 3% esperados pelo governo para este ano.

Já a inflação se manteve estável com 3,95%, segundo projeções apresentadas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A estimativa sobre a taxa básica de juros, a Selic, também foi mantida. Segundo analistas do mercado financeiro, o indicador deve chegar a 6,75% ao ano. Na próxima semana, o Comitê de Política Monetária (Copom), que define a taxa, vai realizar nova reunião para discutir o assunto.

Os números de 2019 também foram estimados por esta edição do Boletim Focus. A expectativa de crescimento da economia subiu de 2,99% para 3%. Já o IPCA deve ser mantido em 4,25%.

O boletim Focus é um relatório econômico feito sob a análise de economistas, divulgado toda semana pelo Banco Central.

Reportagem, Marquezan Araújo

Últimas notícias

Indústria

Indústria tem pior índice de satisfação com lucro desde a pandemia

Eleições 2026

Celina Leão lidera disputa pelo governo do DF com 59,3% dos votos válidos

Brasil Gestor

Tarifaço: São João da Barra (RJ) lidera perdas municipais nas exportações aos EUA; veja ranking

Eleições 2026

Agregador de pesquisas indica chance de 79% de vitória de Flávio Bolsonaro

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Sobre a repórter

Agência do Rádio