Exemplo para o estado de Rondônia, a unidade integrada SESI/SEINAI do bairro Lagoa, em Porto Velho, atende mais de duas mil pessoas por dia, seja com conteúdos educacionais ou com assistência médica.
No local, são realizadas aulas técnicas de diversas disciplinas, com laboratórios e oficinas equipados para apresentação de projetos em matemática, física, geografia, robótica, entre outros. Além disso, na unidade, são realizadas apresentações culturais e artísticas, assim como atendimento à saúde, como explica a gerente da unidade, Fabiana Amaral.
“Nós atendemos a área de qualidade de vida, promoção da saúde. Então, tanto a comunidade, quanto os industriários também. O SESI/SENAI dá uma assistência muito grande para a população tanto de Porto Velho quanto das cidades do interior de Rondônia”. De acordo com ela, os cursos mais procurados no local são os de eletrotécnica, refrigeração e mecânica automotiva.
“Além disso, nós estamos com algumas inovações como a pilotagem de drone. Nós temos no estado de Rondônia muito agronegócio. Então, a gente inovou no final do ano passado com o curso de pilotagem de drone, justamente, para a gente entrar no ramo do agronegócio que é um ramo muito amplo e muito forte”.
A gerente da unidade ressalta que além dos cursos técnicos, o centro integrado SESI e SENAI também oferece o ensino de educação básica.
“Nós somos muito procurados, não só no SENAI, mas a nossa educação básica também. Desde a creche até o Ensino Médio. Nós somos referência também na área de qualidade de vida promoção da saúde”.
O problema é que todo este atendimento à sociedade pode estar, pelo menos em parte, ameaçado. O governo federal tem sinalizado que irá executar cortes de 30% a 50% nas verbas repassadas a instituições do sistema S, do qual faz parte o SESI e o SENAI. Para especialistas, a decisão pode provocar graves consequências para a educação técnica e, até mesmo, para serviços de saúde prestados à população brasileira.
De acordo com o diretor-geral do SENAI e integrante do Conselho Nacional de Educação (CNE), Rafael Lucchesi, em 76 anos de atuação da instituição foram treinadas mais de 73 milhões de brasileiros.
“Além de promover um desenvolvimento industrial importante, vigoroso, nós também asseguramos um enorme canal de inclusão social, vocalizando e permitindo que pessoas de baixa renda tivessem um canal de cidadania propiciado pelo SENAI”.
A unidade do bairro Lagoa é a maior de Rondônia e conta com o maior complexo esportivo do estado. Grande parte dos eventos, feiras e exposições de Porto Velho acontecem no local.
Reportagem, João Paulo Machado