Desenvolvimento Regional·27 de outubro de 2021

Em Sergipe, Governo Federal apresenta obras do Canal do Xingó, que vai garantir abastecimento de água a 3 milhões de pessoas

Também foi inaugurado o sistema de esgotamento sanitário no município de Propriá

Por Luciana BuenoJornalista formada há 15 anos e pós-graduada em ciências políticas, com experiência em redação, rádio, televisão e assessoria de imprensa. Antes de ingressar na redação do Brasil 61, passou por importantes órgãos, como Ministério da Saúde e Ministério da Justiça além de grandes emissoras como, TV Bandeirantes, Record e TV Globo. Possui experiência em gerenciamento de crise, jornalismo web, redação, edição e revisão de textos, produção de conteúdo de rádio, televisão e assessoria de comunicação.
Áudio · 00:01:53
Ouvir áudio · 00:01:53Copiar texto

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), apresentou, nesta quarta-feira (27), em Propriá (SE), o projeto da obra do Canal do Xingó, que vai garantir abastecimento de água para aproximadamente 3 milhões de pessoas em municípios de Sergipe e da Bahia. O ministro Rogério Marinho mostrou os detalhes do empreendimento, que vai ampliar a oferta de água, promovendo o desenvolvimento econômico associado a atividades produtivas em ramos como agropecuária e agroindústria.

“Esta obra é de extrema relevância para o povo sergipano. A água será captada no reservatório da Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso IV e poderá ser utilizada para abastecimento humano, atividades agropecuárias e agroindustriais. É água para matar a sede das pessoas, produção irrigada de alimentos e geração de riqueza”, explicou o ministro Rogério Marinho. “Este empreendimento traz, de uma vez por todas, segurança hídrica para Sergipe”, ressaltou.

A obra será executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), instituição vinculada ao MDR, e atenderá as cidades de Paulo Afonso e Santa Brígida, na Bahia, e Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória, em Sergipe.

A fase I vai da captação até o Reservatório 5 (Capela), no município de Poço Redondo; a fase II sai do Reservatório 5 e vai até o Reservatório 8, no município de Porto da Folha; a fase III vai do reservatório 8 ao reservatório 11, no município de Monte Alegre, e a fase IV começa no reservatório 11 e segue até o reservatório 12, no fim do canal, no município de Nossa Senhora da Glória. O primeiro trecho, de 50 quilômetros de extensão, está em fase de elaboração do projeto executivo. Já o segundo encontra-se em fase de elaboração do projeto básico.

A agenda desta quarta-feira integra a programação da Jornada das Águas – evento que partiu da nascente histórica do Rio São Francisco, no norte de Minas Gerais, e já passou por Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí e, agora, Sergipe e ainda seguirá para Alagoas. Em cada um desses estados, o MDR vem apresentando anúncios e entregas de obras de infraestrutura hídrica, preservação e recuperação de nascentes e cursos d’água, saneamento, irrigação, apoio ao setor produtivo e aos municípios, além de mudanças normativas que vão revolucionar a maneira como o brasileiro se relaciona com a água.

Fazer água de qualidade chegar às torneiras de cerca de 3 milhões de pessoas em Sergipe e na Bahia. Esse é o objetivo do Governo Federal com o Canal do Xingó, que também vai promover desenvolvimento econômico, por meio das atividades de agropecuária e agroindústria.

Nesta quarta-feira, 27 de outubro, na cidade sergipana de Propriá, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, apresentou detalhes da futura obra do Canal. Ele destacou a importância da estrutura para a população do estado.

TEC./SONORA: Rogério Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional

“É uma obra importantíssima para o Sergipe, né? Sergipe passa a ter, de uma vez por todas, segurança hídrica. // Eu acho que o sonho de Sergipe vai se tornar realidade, né? O presidente Bolsonaro tem dado cada vez mais atenção à emancipação hídrica. Nós estamos concluindo os detalhes do projeto executivo que permitirá a licitação da obra física e a ideia é fazermos essa licitação esse ano ainda, no final de novembro e princípio de dezembro. Isso acontecendo e homologando a licitação, aí vai depender apenas da questão dos trâmites burocráticos, a gente pretende iniciar a obra já no primeiro trimestre de 2022.”

A obra será executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, a Codevasf, instituição vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR. Serão atendidas as cidades de Paulo Afonso e Santa Brígida, na Bahia, e Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória, em Sergipe.

Para saber mais sobre as ações do Governo Federal na área de segurança hídrica, acesse mdr.gov.br

Reportagem, Gabriela Vogado
 

Últimas notícias

Indústria

Indústria tem pior índice de satisfação com lucro desde a pandemia

Eleições 2026

Celina Leão lidera disputa pelo governo do DF com 59,3% dos votos válidos

Brasil Gestor

Tarifaço: São João da Barra (RJ) lidera perdas municipais nas exportações aos EUA; veja ranking

Eleições 2026

Agregador de pesquisas indica chance de 79% de vitória de Flávio Bolsonaro

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Sobre a repórter

Luciana Bueno

Jornalista formada há 15 anos e pós-graduada em ciências políticas, com experiência em redação, rádio, televisão e assessoria de imprensa. Antes de ingressar na redação do Brasil 61, passou por importantes órgãos, como Ministério da Saúde e Ministério da Justiça além de grandes emissoras como, TV Bandeirantes, Record e TV Globo. Possui experiência em gerenciamento de crise, jornalismo web, redação, edição e revisão de textos, produção de conteúdo de rádio, televisão e assessoria de comunicação.