Meio Ambiente·18 de outubro de 2017

Desmatamento na Amazônia Legal caiu 16% entre agosto de 2016 e julho de 2017

<p>Dos nove estados da Amaz&ocirc;nia Legal, os que obtiveram melhores resultados foram Tocantins (-55%) e Roraima (-43%)</p>

Por Agência do Rádio
Copiar texto

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, depois de dois anos de aumentos consecutivos, o desmatamento na Amazônia Legal caiu 16% entre agosto de 2016 e julho deste ano. É o que explica o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho.

"Pelos números do Inpe, o desmatamento, que no ano passado tinha aumentado 19%, este ano caiu 16%. A gente só vai acabar com o desmatamento na Amazônia quando nós valorizarmos a floresta em pé."

Dos nove estados da Amazônia Legal, os que obtiveram melhores resultados foram Tocantins (-55%) e Roraima (-43%). Já o Amapá foi o único que registrou aumento na área desmatada (82%). O ministro do Meio Ambiente dá mais detalhes sobre os planos do governo no que se refere ao desmatamento.

"Nós temos incentivado duas vertentes nesta ação de sustentabilidade: a primeira é a concessão florestal, que nós aumentamos 20%. Concessão florestal é a exploração manejada da floresta. Esta é uma maneira de você valorizar o bem ambiental. A outra são as reservas extrativistas, áreas de desenvolvimento sustentáveis também. Então nestas áreas, as pessoas moram e vivem do que a natureza dá."

É o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, por meio do Inpe, que faz estes mapeamentos sistemáticos da região, analisando 95 imagens do satélite Landsat de 39 municípios prioritários e regiões onde foram registrados cerca de 90% do desmatamento no período anterior.

Reportagem, Cintia Moreira.

 

Últimas notícias

Indústria

Indústria tem pior índice de satisfação com lucro desde a pandemia

Eleições 2026

Celina Leão lidera disputa pelo governo do DF com 59,3% dos votos válidos

Brasil Gestor

Tarifaço: São João da Barra (RJ) lidera perdas municipais nas exportações aos EUA; veja ranking

Eleições 2026

Agregador de pesquisas indica chance de 79% de vitória de Flávio Bolsonaro

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Sobre a repórter

Agência do Rádio