REPÓRTER: A conclusão das obras da Hemobrás, em Pernambuco, foi confirmada pelo Ministério da Saúde. Desde setembro passado, o órgão avalia uma proposta de investimento privado para tocar a construção da fábrica que vai garantir o abastecimento de hemoderivados na região. Quem explica é o ministro da Saúde, Ricardo Barros.
SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros.
“Estamos garantindo a conclusão da obra inacabada da Hemobrás, no estado de Pernambuco. Encontramos investidores privados que querem concluir a fábrica, fazer com que a Hemobrás passe a produzir os produtos hemoderivados e, com isso, economizar 300 milhões de reais por ano para o Brasil. Logo, estamos quase conseguindo a equação em que a solução ideal se dará para Pernambuco, concluindo não só a fábrica de fracionamento como também a fábrica de recombinante”.
REPÓRTER: Atualmente, estão em curso dois processos de compra de Fator Recombinante para garantir o abastecimento em Pernambuco. O primeiro foi iniciado em maio de 2017 até a conclusão da avaliação da nova proposta, foi iniciado em agosto outro processo de pregão para registro de preço que vai assegurar o abastecimento por seis meses.
Reportagem, Janary Damacena.