Saúde·28 de abril de 2020

COVID-19: Ministério vai mapear e ajudar instituições que prestam auxílio às pessoas com deficiência

A ideia é fortalecer as medidas de prevenção e proteção contra à Covid-19 nesta população

Por Alexandre PenidoProfissional com bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo, com mais de 11 anos de formado. Nove anos de experiência profissional em assessoria de imprensa e radiojornalismo institucional, relacionados à saúde e à política. Atuação em campanha política de rádioweb e coordenação da Web Rádio Saúde do Ministério da Saúde. Participação no atendimento de temas relevantes para saúde como Zika Vírus, Mais Médicos, Gripe, Ebola, Judicialização de medicamentos, Orçamento da Saúde, Economia da Saúde.
Áudio · 00:02:19
Ouvir áudio · 00:02:19Copiar texto

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) começou a cadastrar instituições que prestam auxílio às pessoas com deficiência no Brasil. A ideia é que com o cadastro, o ministério possa orientar essas instituições sobre como ajudar esse público a enfrentar a pandemia do novo coronavírus.

As organizações interessadas devem realizar o cadastro, por meio de um questionário desenvolvido pela Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD). A proposta pretende garantir ainda o apoio a educação, saúde e assistência social das pessoas que vivem com deficiência no país. Para ter acesso ao questionário basta acessar o portal: www.gov.br/mdh

Para a diretora de Gestão e Relações Interinstitucionais da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Liliane Bernardes, o cadastro vai ser fundamental para conhecer melhor essas instituições e o trabalho que está sendo feito.  “Hoje nós temos poucas informações de como são essas entidades, que públicos elas atendem. Por exemplo, as entidades que atendem indígenas com deficiência, quilombolas com deficiência, essas especificidades a gente não tem ideia de como essas entidades tem atendido. Além disso, a gente quer fazer o mapeamento das necessidades e encontrar soluções para atender essas necessidades”, disse.

Segundo Liliane Bernardes, o cadastramento vai auxiliar ainda no direcionamento de doações que o Governo Federal recebe para ajudar as pessoas com deficiência no país.  “A ideia desse cadastramento é justamente direcionar. Auxiliar o direcionamento dessas doações que o governo federal tem recebido. Além disso, é orientar aquelas empresas, pessoas físicas e pessoas jurídicas que por acaso tem aquela intenção de doar. Fazer doações, seja de alimentos, seja de itens de proteção individual. Seja o que for, a gente também poder ter esse canal, essa possibilidade de auxiliar as entidades. Conhecendo o perfil delas e fazendo essa ponte entre aqueles que querem doar e aqueles que querem receber”, ressaltou.

Áudio
Áudio

 Para ter acesso ao questionário basta acessar o portal: www.gov.br/mdh 

Últimas notícias

Indústria

Indústria tem pior índice de satisfação com lucro desde a pandemia

Eleições 2026

Celina Leão lidera disputa pelo governo do DF com 59,3% dos votos válidos

Brasil Gestor

Tarifaço: São João da Barra (RJ) lidera perdas municipais nas exportações aos EUA; veja ranking

Eleições 2026

Agregador de pesquisas indica chance de 79% de vitória de Flávio Bolsonaro

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Sobre a repórter

Alexandre Penido

Profissional com bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo, com mais de 11 anos de formado. Nove anos de experiência profissional em assessoria de imprensa e radiojornalismo institucional, relacionados à saúde e à política. Atuação em campanha política de rádioweb e coordenação da Web Rádio Saúde do Ministério da Saúde. Participação no atendimento de temas relevantes para saúde como Zika Vírus, Mais Médicos, Gripe, Ebola, Judicialização de medicamentos, Orçamento da Saúde, Economia da Saúde.