Esporte·15 de dezembro de 2017

Coronel Nunes assume CBF no lugar de Del Nero

<p>Marco Polo foi afastado pelo conselho de &eacute;tica da FIFA</p>

Por Agência do Rádio
Copiar texto

O atual presidente da Federação Paraense de Futebol, Carlos Nunes da Lima, conhecido como Coronel Nunes, vai assumir de maneira interina a presidência da Confederação Brasileira de Futebol. Nunes vai substituir Marco Polo Del Nero, que foi afastado pela FIFA, órgão máximo do futebol internacional, por 90 dias.

Nunes foi eleito em 2015 como um dos vices da CBF e já havia assumido o cargo interinamente em 2016, quando Del Nero pediu licença do cargo por conta das mesmas acusações que agora o afastaram do cargo.

Coronel da Polícia Militar, Antônio Carlos está ligado ao futebol desde 1974. Já foi eleito presidente do Conselho Deliberativo do Paysandu e por dois anos foi Procurador do Tribunal de Justiça Desportiva do Pará.

Pelo estatuto da federação, em caso de afastamento do presidente, o critério determinante para a escolha do interino é a idade. Coronel Nunes tem hoje 79 anos, o mais velho entre os quatro atuais vices.

A determinação do afastamento de Marco Polo veio do comitê de ética da FIFA, por conta das investigações em que ele é suspeito de receber propina de empresas de marketing esportivo. Del Nero não poderá exercer qualquer tipo de atividade ligada ao futebol em níveis nacionais e internacionais durante esse período. A punição pode ainda se estender por mais 45 dias.

Essa mesma investigação, que corre nos Estados Unidos, prendeu o ex-presidente da CBF, José Maria Marín, que cumpre prisão domiciliar em Nova Iorque.

Segundo as investigações do “Caso Fifa”, Del Nero teria recebido mais de US$ 6 milhões em propina. Em troca, o então presidente beneficiava as empresas com a exclusividade da transmissão de campeonatos como a Copa América, Libertadores da América e a Copa do Brasil.

Por ser investigado em outro país, Del Nero não pode deixar o Brasil desde maio de 2015, quando as investigações começaram. Membros de alto escalão de outras federações sul-americanos também já foram presos por participarem do esquema.

O presidente afastado nega as acusações. Ele é investigado por fraude, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Reportagem, Raphael Costa
 

Últimas notícias

Empreendedorismo

Lula sanciona lei que eleva teto do MEI e perdoa dívidas federais

Ministério da Cultura

Apoiada pela Lei Rouanet, Orquestra Brasileira de Cantores Cegos já gerou mais de 300 postos de trabalho

Ministério da Cultura

Rouanet nas Favelas 2 recebe 587 propostas e prevê investimento de R$ 10 milhões

SESI

SESI abre matrículas em diversos estados para 2027 com bolsas de até 100%

Empreendedorismo

Empreendedoras do DF defendem mais acesso ao crédito e participação nas políticas públicas

Sobre a repórter

Agência do Rádio