Economia·11 de dezembro de 2018

Câmara aprova projeto que mantém incentivos fiscais no Piauí

<p>PL 10160/2018 prev&ecirc; extens&atilde;o dos benef&iacute;cios fiscais na regi&atilde;o Nordeste at&eacute; 2023</p>

Por Agência do Rádio
Áudio · 00:02:08
Ouvir áudio · 00:02:08Copiar texto

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (11), o projeto de Lei que prorroga a redução de imposto de renda para projetos desenvolvidos nas superintendências do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), do Nordeste (Sudene) e do Centro-Oeste (Sudeco).

Aprovada pelos parlamentares, a proposta amplia de 2018 para 2023 o prazo para que os empreendimentos dessas regiões tenham direito à redução de 75% do Imposto de Renda (IR) calculado com base no lucro da exploração.

Em 2017, Piauí teve mais de R$ 680 milhões em investimentos decorrentes de vantagens fiscais em 2017, segundo dados do Ministério da Integração Nacional. Ainda segundo a pasta, na região Nordeste, entre 2013 e 2017, foram 817 mil empregos diretos e indiretos gerados em decorrência dos benefícios fiscais concedidos.

Para o superintendente da Sudene, Mário Gordilho, a saída de empresas das regiões Norte e Nordeste seria prejudicial para os estados. Ele explica que o desconto no imposto de renda deve ser investido para melhoria das pessoas jurídicas.

“É fundamental a renovação. Agora o incentivo é sobre o imposto de renda que as empresas pagariam. Ao não pagar 75% do imposto de renda, esse valor fica no caixa da empresa para ela reinvestir obrigatoriamente em aumento de capacidade operacional, troca de equipamentos, melhorias de instalações, ampliação”.

O projeto original (PLS 656/15) é do Senado Federal, de autoria do senador Eunício Oliveira (MDB-CE). O texto foi enviado para a Câmara em maio deste ano e distribuído para análise nas comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, Finanças e Tributação e Constituição e Justiça. A matéria agora segue para sanção presidencial.

Com a colaboração de Thiago Marcolini, reportagem Clara Sasse

Últimas notícias

Indústria

Indústria tem pior índice de satisfação com lucro desde a pandemia

Eleições 2026

Celina Leão lidera disputa pelo governo do DF com 59,3% dos votos válidos

Brasil Gestor

Tarifaço: São João da Barra (RJ) lidera perdas municipais nas exportações aos EUA; veja ranking

Eleições 2026

Agregador de pesquisas indica chance de 79% de vitória de Flávio Bolsonaro

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Sobre a repórter

Agência do Rádio