LOC.: A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Previdência, prevista para terminar no início de setembro, pode ser prorrogada. O anúncio foi feito pelo presidente da comissão, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul.
Ele disse ter 40 assinaturas para pedir a prorrogação dos trabalhos por mais quatro meses. A CPI teve inicio no dia 26 de abril e a data prevista para o encerramento é o dia 8 de setembro. Paulo Paim explicou ainda que a ideia é trabalhar sobre as respostas dos participantes das audiências públicas aos questionamentos elaborados pela relatoria da comissão.
TEC./SONORA: Paulo Paim, senador (PT-RS).
"No segundo momento da CPI da prorrogação nós vamos checar todos os dados que chegaram de todas as fontes. E de pronto, nós temos segurança que nós estamos no caminho certo. Essa é a CPI da verdade, pra gente como parlamento e como uma comissão parlamentar de inquérito, que está aprofundando este debate, chegar nas conclusões dizendo o quê que nós entendemos que precisa ser feito para garantir o superávit da previdência."
LOC.: A CPI foi criada para investigar a contabilidade da Previdência Social no que se refere a receitas e despesas, além dos desvios de recursos. O senador Hélio José, do PMDB do Distrito Federal, relator da CPI da Previdência, afirmou que o valor destinado à Previdência Social, que é sonegado pelos empregadores, chega a R$ 430 bilhões.
Com colaboração da Rádio Senado. Reportagem, Cintia Moreira.