Saúde·26 de fevereiro de 2020

Brasil confirma primeiro caso de coronavírus

Por Agência do Rádio
Áudio · 00:02:49
Ouvir áudio · 00:02:49

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta-feira (26/2), o primeiro caso de coronavírus no Brasil. Trata-se um brasileiro, de 61 anos, que mora na cidade de São Paulo. Ele deu entrada no Hospital Israelita Albert Einstein, a última terça-feira, com sintomas de gripe e histórico de ter viajado para a Itália, na região da Lombardia. Ele está em isolamento domiciliar, com estado de saúde controlado e vigilância médica diária. As pessoas que tiveram contato com o homem na casa dele, no hospital e também no voo estão sendo identificadas e serão monitoradas. Ao confirmar o primeiro caso no país, o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reforçou que o Brasil está preparado para testar e monitorar os casos, além de ofertar a assistência adequada à síndrome respiratória que o coronavírus causa.

"Era possível que tivéssemos casos aqui, era provável que tivéssemos casos aqui.  O nosso sistema, é um sistema que já passou por epidemia respiratórias graves. A H1N1, com certeza, foi uma epidemia com um perfil mais grave do que essa que se apresenta agora.  Com certeza, nós vamos passar por essa situação e aguardando e investindo em ciência e em clareza de informação. Vocês terão todas as informações, a população brasileira terá todas as informações que sejam necessárias, para que cada um se organize, para que cada um tome as suas devidas precauções."

A transmissão do coronavírus é feita por gotículas, ou seja, ao tossir, espirrar ou compartilhar objetos de uso pessoal. Além de reforçar a vigilância sobre o comportamento do vírus, e de preparar a assistência no SUS, o ministro pede que a população esteja atenta às formas de prevenção.

“Você lavar as mãos; lavar o rosto com água e sabão, água e sabão, todo mundo tem. O brasileiro precisa aumentar o número de vezes que lava as mãos e lava o rosto durante o dia, para que a gente possa atravessar essa e outras situações, isso daí é um hábito extremamente higiênica para não só a questão respiratória, mas para outras doenças em circuito oral".

Outra medida de prevenção é usar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo, além de evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas. Mais informações, acesse: saude.gov.br/coronavirus. Diariamente, o Ministério da Saúde atualiza informações em coletivas de imprensa e boletins epidemiológicos.

Áudio
Áudio

 Outra medida de prevenção é usar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo, além de evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas. Mais informações, acesse: saude.gov.br/coronavirus. Diariamente, o Ministério da Saúde atualiza informações em coletivas de imprensa e boletins epidemiológicos.

Reportagem, Paula Rosa

Últimas notícias

Ministério da Cultura

Apoiada pela Lei Rouanet, Orquestra Brasileira de Cantores Cegos já gerou mais de 300 postos de trabalho

Ministério da Cultura

Rouanet nas Favelas 2 recebe 587 propostas e prevê investimento de R$ 10 milhões

SESI

SESI abre matrículas em diversos estados para 2027 com bolsas de até 100%

Empreendedorismo

Empreendedoras do DF defendem mais acesso ao crédito e participação nas políticas públicas

Eleições

RealTime Big Data: Vicentinho Júnior tem 52% dos votos válidos e Dorinha, 48%, no Tocantins

Sobre a repórter

Agência do Rádio