Agronegócios·31 de maio de 2019

BOLETIM AGRO: China bloque novas compras de Soja dos EUA, Brasil deve se beneficiar com decisão

PIB do agro tem queda de 0,55 no primeiro trimestre de 2019

Por Raphael CostaO repórter Raphael Costa formou-se em 2015 no Centro Universitário de Brasília (CEUB), mas deu início à sua carreira anteriormente. Originalmente paulista, começou em um programa de Rádio e TV local, até se mudar para Brasília. Com cerca de três anos de casa, é a voz que noticia esportes, agricultura e economia.
Áudio · 00:02:49
Ouvir áudio · 00:02:49Copiar texto

Olá, eu sou o Raphael Costa e esta é mais uma edição do Boletim Agro. No programa de hoje (31), trazemos as principais novidades do agronegócio no Brasil e no mundo.

A China escreveu mais um capítulo na guerra comercial com os Estados Unidos. Desta vez, os asiáticos suspenderam as compras de soja no mercado norte-americano. E, mais uma vez, o Brasil pode se dar bem com briga. Quem vai nos dar mais detalhes sobre esse cenário e como o Brasil poderá se beneficiar é a Carla Mendes, jornalista do Notícias Agrícolas. Bem-vinda, Carla.

“Realmente, o Brasil pode ter a vantagem ampliada quando o assunto é soja e o mercado chinês, uma vez que os Estados Unidos têm as compras da China suspensas. A China é o maior comprador mundial de soja e, portanto, a demanda se volta ainda mais para a América Do Sul, mais especificamente para o Brasil com mais intensidade. O Brasil já tem sido o principal fornecedor de soja da China nesse período de guerra comercial. A China corresponde a 70% das exportações desse produto somente. E, realmente, devemos continuar com essa vantagem maior diante desse movimento dos chineses.”

E o IBGE divulgou o resultado do PIB do primeiro trimestre de 2019. Segundo o levantamento, o PIB caiu 0,2% no comparativo com o último trimestre de 2018. E para o agro, o resultado também não foi bom. De quanto foi a queda do setor e quais os motivos desse resultado, Carla?

“A agropecuária teve uma queda de 0,5% no seu PIB nesse primeiro trimestre, mas nos últimos quatro trimestres houve um crescimento de 0,9%, em comparação ao mesmo período imediatamente anterior. Vemos que há uma desaceleração do crescimento da agropecuária. A receita foi de mais de R$ 1 trilhão na agropecuária e tivemos, então, algumas quedas. Justamente porque tivemos algumas contribuições negativas com a redução de 10% na produção de arroz, uma redução de 4% na soja e de 2,9% na produção de fumo.”

Obrigado pelos esclarecimentos, Carla. Quem quiser saber mais novidades do agronegócio é só acessar o Notícias Agrícolas, certo?

“É isso mesmo. Para quem quiser saber mais sobre o agronegócio brasileiro e mundial: noticiasagricolas.com.br. Até a próxima, Raphael"

Áudio
Áudio
Áudio

Últimas notícias

Loteria

Resultado da Lotofácil 3811 de hoje (22/10/2026): números sorteados

Região Sul

O TEMPO E A TEMPERATURA: chuva, queda nas temperaturas e alertas de tempestade atingem a Região Sul nesta sexta-feira (23)

Região Centro-Oeste

O TEMPO E A TEMPERATURA: Centro-Oeste tem instabilidade e alertas de tempestade nesta sexta-feira (23)

Região Sudeste

O TEMPO E A TEMPERATURA: chuva, chuviscos e alertas de tempestade atingem todos os estados do Sudeste nesta sexta-feira (23)

Região Norte

O TEMPO E A TEMPERATURA: Região Norte tem chuviscos em quatro capitais e alerta de chuvas intensas no oeste nesta sexta-feira (23)

Sobre a repórter

Raphael Costa

O repórter Raphael Costa formou-se em 2015 no Centro Universitário de Brasília (CEUB), mas deu início à sua carreira anteriormente. Originalmente paulista, começou em um programa de Rádio e TV local, até se mudar para Brasília. Com cerca de três anos de casa, é a voz que noticia esportes, agricultura e economia.