Saúde·26 de fevereiro de 2018

BAHIA: Doses fracionadas da vacina contra a febre amarela são eficazes e não trazem riscos para a população

<p>Com novas doses, refor&ccedil;o s&oacute; deve ser feito ap&oacute;s oito anos</p>

Por Agência do Rádio
Áudio · 00:02:33
Ouvir áudio · 00:02:33Copiar texto

A Bahia é um dos estados que tem se mobilizado para a campanha de vacinação contra a febre amarela. Em Camaçari, Candeias, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, Salvador, São Francisco do Conde e Veracruz, a maioria das pessoas receberá a dose fracionada da vacina até março. E isso não é motivo de preocupação. Segundo o coordenador do Programa de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Ramon Saavedra, a eficácia da dose fracionada é a mesma da padrão e não traz riscos para a população.

Acesse esta matéria na versão para blogs e sites

MAIS: Dia D da campanha de vacinação contra Febre Amarela ocorre neste sábado (24)

“É importante especificar também que estudos científicos aprovados e recomendados pela Organização Mundial da Saúde, em consonância com o Ministério da Saúde, já mostram que a eficácia dessa dose, a conferência da proteção é similar a de uma dose padrão. Às vezes a população fala que é a dose mais fraca. Não. A dose foi apenas fracionada, ela não foi diluída. Em vez de dar zero vírgula cinco mL, que é a dose padrão, vai passar a ser dado zero vírgula um mL a essas pessoas. A eficácia de proteção é a mesma.”

O fracionamento das doses da vacina tem a chancela da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz é a única instituição autorizada a fabricar e distribuir doses fracionadas no país. O órgão realizou um estudo com 315 pessoas e concluiu que, após oito anos desde que foram vacinadas com dose fracionada, elas ainda tinham anticorpos contra febre amarela no organismo. Ou seja, ficou comprovada cientificamente a eficácia do método. Segundo Ramon Saavedra, a única mudança está no fato de que, quem tomou a dose fracionada da vacina, precisa tomar reforço apenas depois de oito anos.

“O que vai mudar é que essas pessoas que tomaram, que vão tomar agora a dose fracionada, vão precisar tomar uma dose de reforço após oito anos dessa dose fracionada. Essa é a única mudança.”

É preciso, entretanto, ficar atento às exceções. Crianças que tenham entre nove meses e dois anos, adultos com condições clínicas especiais e pessoas que irão realizar viagens internacionais ou que vão para regiões em situação de risco deverão tomar a dose padrão da vacina. No caso da Bahia, as gestantes não serão vacinadas. A vacina também é contraindicada para quem tem alergia ao ovo, matéria-prima utilizada em sua composição. A expectativa é que cerca de três milhões e meio de pessoas sejam vacinadas durante a campanha, que será realizada até 9 de março. Para saber mais, acesse saude.gov.br/febreamarela.

Com a colaboração de Paulo Hnerique Gomes, reportagem Victor Fernandes

Últimas notícias

Dólar

Dólar fecha a R$ 4,98 nesta sexta-feira (23) antes do segundo turno das eleições

Ibovespa

Ibovespa fecha em alta de 0,76% antes do segundo turno das eleições

Loteria

Resultado da Lotofácil 3812 (23/10/2026): números sorteados

Região Sul

O TEMPO E A TEMPERATURA: A Região Sul terá pancadas de chuva, trovoadas e alerta de tempestade neste sábado (24)

Região Centro-Oeste

O TEMPO E A TEMPERATURA: Centro-Oeste tem calor e chuva isolada no com alerta de tempestade em Mato Grosso do Sul neste sábado (24)

Sobre a repórter

Agência do Rádio