Saúde·23 de dezembro de 2016

ARIQUEMES(RO): Mosquito que causa Dengue, Zika e Chikungunya faz com que cidade fique em alerta

Por Agência do Rádio
LOC: Ariquemes apresenta um aumento de foco do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, desde o ano passado. Segundo levantamento do Ministério da Saúde o município estava com índice satisfatório com menos de um por cento, e este ano entra em estado de alerta com quase um e meio por cento. A mobilização da cidade é muito importante. Os mais de cem mil habitantes da cidade devem cuidar das residências sempre, como explica a diretora de epidemia da Agência Estadual de Vigilância em Saúde, Maria Arlete.
TEC/SONORA:Maria Arlete Baldez, diretora de Epidemia da Agevisa 
“É muito importante, é importantíssimo. Mesmo o município apresentando 100% de visitas nas casas, o agente passa hoje, mas ele só vai voltar daqui a dois meses. Se o morador não mantiver sua inspeção semanal, o município pode ter 100% de visita e entrar em surto”. 
LOC: Entre julho e novembro, oito casos de Zika foram confirmados e mais de 40 casos de Dengue foram notificados na cidade. Gestantes devem estar muito atentas. Entre 2015 e 2016, 30 casos de microcefalia em recém-nascidos foram notificados em Rondônia. Para que esse número não aumente cada um deve cuidar, não deixando água parada em calhas, não acumulando pneus e lixo. Lembre-se sempre de lavar a vasilha do seu animal de estimação uma vez na semana. Para saber mais sobre o mosquito e as doenças que ele transmite acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Últimas notícias

Eleições 2026

Celina Leão lidera disputa pelo governo do DF com 59,3% dos votos válidos

Brasil Gestor

Tarifaço: São João da Barra (RJ) lidera perdas municipais nas exportações aos EUA; veja ranking

Eleições 2026

Agregador de pesquisas indica chance de 79% de vitória de Flávio Bolsonaro

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Ibovespa

Ibovespa recua 1,15% com queda da Vale e cenário externo negativo

Sobre a repórter

Agência do Rádio