Educação·13 de dezembro de 2018

ARAGUAÍNA (TO): Projeto incentiva alunos a lerem mais de 50 livros em 2018, no país que 25% tem "gosto" por leitura

Por Agência do Rádio
Áudio · 00:02:36
Ouvir áudio · 00:02:36

O 3º Encontro Nacional de Professores do Serviço Social da Indústria (SESI) ocorreu nos últimos dias 29 e 30 de novembro, e contou com apresentações de projetos inovadores na educação dos alunos. Um exemplo é o Desafio Literário, criado pela professora de português, Andreia Batista, do SESI de Araguaína (TO). A ideia veio após ela buscar o incentivo à leitura em todas as disciplinas com os devidos gêneros textuais. O projeto envolveu turmas de todo o ensino fundamental II e ensino médio.

Os jovens tinham que escolher entre 50 desafios do projeto para cumprir até o fim do ano letivo: entre janeiro e novembro deste ano. Mas ganhou o desafio apenas quem fez um portfólio organizado com uma ficha de leitura, além de um texto em forma de releitura do desafio.

A Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2015, mostra que 25% da população com cinco anos ou mais, têm o “gosto” como principal motivação para a leitura. E apenas 19% lê pensando em “atualização cultural e conhecimento geral”.

A professora Andreia comemora o sucesso do projeto contando como ajudou um aluno autista do ensino fundamental a se superar na leitura.

“Esse menino me surpreendeu, porque ele cumpriu o desafio, se não me falhe a memória: 35 livros. Ele ainda achou ruim porque achou pouco. Ele falou que queria ter lido mais. O portfólio dele foi mais desenhos. Mas desenhos muito realistas, muito interessantes dos livros que ele leu. Inclusive livros que até a gente indicava para ele e pegava na biblioteca. Ele sempre queria contar a história para a gente, parávamos para escutar. É um caso que ele conseguiu ultrapassar as limitações dele através do Desafio Literário.”

Na opinião do gerente executivo do SESI, Sérgio Gotti, o encontro serviu para confirmar o objetivo da instituição quando o assunto é educar os jovens.

“São projetos que foram desenvolvidos ao longo do ano. Não é uma coisa que foi feito de última hora, e que teve o envolvimento muito claro dos nossos alunos. A gente observa, inclusive, que os alunos tiveram o engajamento enorme. Isso era um dos aspectos que estavam sendo analisados. E o mais importante é que geraram uma série de bons resultados na questão da aprendizagem. Eu falo que uma boa escola não é aquela que dá boas respostas, mas aquela que faz boas perguntas.”

O evento contou com a presença de 23 Departamentos Regionais, contabilizando 68 pessoas, entre professores e coordenação pedagógica. Ao todo, 20 professores apresentaram os projetos durante o encontro. Para conhecer o trabalho de ensino realizado no SESI de Tocantins, acesse o site sesi-to.com.br.

Reportagem, Pedro Marra

Últimas notícias

Região Norte

O TEMPO E A TEMPERATURA: Região Norte tem nebulosidade e chuva isolada no Amazonas e no Tocantins neste sábado (24)

Região Nordeste

O TEMPO E A TEMPERATURA: muitas nuvens e calor intenso em todos os estados do Nordeste neste sábado (24)

Indústria

Indústria tem pior índice de satisfação com lucro desde a pandemia

Eleições 2026

Celina Leão lidera disputa pelo governo do DF com 59,3% dos votos válidos

Brasil Gestor

Tarifaço: São João da Barra (RJ) lidera perdas municipais nas exportações aos EUA; veja ranking

Sobre a repórter

Agência do Rádio