Economia·11 de julho de 2023

Ambientes econômicos globais melhoram em junho, porém em uma faixa considerada negativa

O ocidente apresentou os melhores resultados, segundo a FGV

Por Luigi Mauri
Áudio · 00:01:29
Ouvir áudio · 00:01:29Copiar texto

Há uma leve melhoria da economia global no mês de junho, após um mês anterior de queda e três anteriores de estabilidade. 

Ainda que haja melhora, este resultado representa que a economia ainda oscila em uma faixa considerada negativa de recuperação. A conjuntura reflete dificuldade na atividade econômica global em 2023, principalmente em áreas da Ásia, Pacífico e África. 

Em junho, a tímida recuperação ocorreu em vista de melhorias na economia do ocidente. 
Houve melhoria das percepções sobre a situação atual e das expectativas futuras nesta região. 

Segundo pesquisadores da FGV, existem desafios de retomada na economia mundial. A inflação é persistente, os juros são altos, existem conflitos armados na Europa e restrição de crédito por problemas no setor bancário dos Estados Unidos, a principal economia mundial. 

Por isso, ocorre o cenário de dificuldade em 2023, internacionalmente. A percepção de uma atividade fraca é disseminada entre os setores e permanece em níveis inferiores à média histórica. 

Por outro lado, o indicador referente à Construção Civil subiu pela quarta vez e atingiu o maior nível desde abril de 2022. 

Os dados são mensurados pelo Instituto Brasileiro de Economia, IBRE-FGV. 

LOC.: Há uma leve melhoria da economia global no mês de junho, antecedida por um mês de queda e três meses anteriores de estabilidade. 

Ainda que haja melhoria, este resultado representa que a economia oscila em uma faixa considerada negativa de recuperação. A conjuntura reflete dificuldade na atividade econômica global em 2023, principalmente em áreas da Ásia, Pacífico e África. 

Em junho, a tímida recuperação ocorreu em vista de melhorias na economia do Ocidente. 
Houve melhora das percepções sobre a situação atual e das expectativas futuras nesta região. 

Segundo pesquisadores da FGV, existem desafios de retomada na economia mundial. A inflação é persistente. Os juros são altos. Existem conflitos armados na Europa e restrição de crédito por problemas no setor bancário dos Estados Unidos, a principal economia mundial. 

Por isso, ocorre —internacionalmente — o cenário de dificuldades em 2023. A percepção de uma atividade fraca é disseminada entre os setores. E permanece em níveis inferiores à média histórica. 

Por outro lado, o indicador referente à Construção Civil subiu pela quarta vez e atingiu o maior nível desde abril de 2022. 

Os dados são mensurados pelo Instituto Brasileiro de Economia, IBRE-FGV. 

Reportagem, Luigi Mauri, narração, Sophia Stein. 
 

Últimas notícias

Indústria

Indústria tem pior índice de satisfação com lucro desde a pandemia

Eleições 2026

Celina Leão lidera disputa pelo governo do DF com 59,3% dos votos válidos

Brasil Gestor

Tarifaço: São João da Barra (RJ) lidera perdas municipais nas exportações aos EUA; veja ranking

Eleições 2026

Agregador de pesquisas indica chance de 79% de vitória de Flávio Bolsonaro

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Sobre a repórter

Luigi Mauri