Política·20 de agosto de 2018

Alckmin pode perder tempo de propaganda na TV e rádio por conta de MDB

<p><em>O MDB justificou o pedido alegando que os partidos expressaram apoio a Alckmin e n&atilde;o formalizaram o desejo de se coligar com as outras legendas que o apoiam</em></p>

Por Agência do Rádio
Áudio · 00:02:15
Ouvir áudio · 00:02:15Copiar texto

O presidenciável pelo PSDB, Geraldo Alckmin, pode perder tempo de propaganda na rádio e TV por conta de ação da legenda do MDB.

Na semana passada, a campanha do candidato do MDB, Henrique Meirelles, entrou com ação no Tribunal Superior Eleitoral pedindo contestação do apoio à Alckmin de seis partidos do Centrão: DEM, PP, PRB, PR, PTB e Solidariedade.

O argumento dos advogados do MDB foi de que haveria pelo menos sete irregularidades em atas das convenções que definiram o apoio a Alckmin. Isso porque os documentos não teriam citado explicitamente quais eram todos os partidos que fariam parte da coligação.

Atualmente, Alckmin é o candidato com maior tempo de TV e rádio na campanha eleitoral. Caso a contestação seja aceita pelo TSE, o tucano pode perder até 36% do tempo de propaganda eleitoral gratuita.

Em entrevista a Folha, Alckmin criticou a tentativa de impugnação da coligação ao Planalto pelo MDB dizendo que a iniciativa “é tapetão puro”. Henrique Meirelles respondeu a jornalistas neste sábado que o ex-governador de São Paulo deve aprender a respeitar a Lei.

“Fazer as coisas e exigir que todos sigam a Lei não é tapetão. Temos que respeitar a Justiça e o que nós questionamos foi a irregularidade nos processos de alguns partidos que o apoiaram e cabe ao TSE decidir”.

De acordo com MDB, os partidos registraram em convenção apenas o apoio ao nome de Alckmin e não formalizaram o desejo de se coligar com as outras legendas que o apoiam. A aliança com o tucano deveria constar “expressamente da ata o nome dos partidos coligados, a fim de que se permita aferir objetivamente a confluência das deliberações partidárias”. Dessa forma, só dois partidos cumpriram a exigência: PPS e PSD.

Reportagem, Juliana Gonçalves

 

Últimas notícias

Indústria

Indústria tem pior índice de satisfação com lucro desde a pandemia

Eleições 2026

Celina Leão lidera disputa pelo governo do DF com 59,3% dos votos válidos

Brasil Gestor

Tarifaço: São João da Barra (RJ) lidera perdas municipais nas exportações aos EUA; veja ranking

Eleições 2026

Agregador de pesquisas indica chance de 79% de vitória de Flávio Bolsonaro

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Sobre a repórter

Agência do Rádio