REPÓRTER: O setor agropecuário deve faturar menos em 2016. O dado foi divulgado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, CNA. De acordo com o levantamento, o Valor Bruto da Produção, VBP, que mede o faturamento de 25 produtos, agrícolas e pecuários, a queda deve ser de 1,26% com relação a 2015. O prejuízo deve ser de mais de 540 bilhões de reais.
Os principais causadores desta queda, segundo a avaliação, é uma diminuição de 10,3% na safra de grãos e fibras, causada pelas más condições do tempo. Outro fator que contribuiu para a diminuição do faturamento foi a queda no preço da soja que representa 23,5% de todo o VBP.
Na avaliação da pecuária, estabilidade nos índices. A exceção é para a criação de ovos e frangos, aumento de 4,6% e 1,7% respectivamente, que tiveram a queda dos preços compensada pelo aumento de oferta.
Reportagem, Raphael Costa