Ciência & Tecnologia·20 de abril de 2018

70% dos municípios brasileiros já aderiram ao programa Internet para Todos

<p>Prefeitos que desejarem participar devem assinar termo de ades&atilde;o, em que s&atilde;o definidas a infraestrutura b&aacute;sica e as condi&ccedil;&otilde;es do programa</p>

Por Agência do Rádio
Áudio · 00:01:46
Ouvir áudio · 00:01:46Copiar texto

Mais de 3.800 municípios brasileiros já aderiram ao programa Internet para Todos. Esse número equivale a 70% das cidades brasileiras. Por meio do programa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), será possível ter internet com alta velocidade em locais sem conectividade atualmente.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, disse que, em breve, as antenas que levarão banda larga aos municípios serão instaladas.

“A partir de maio, o governo federal, com o apoio das prefeituras, começa a implantar gratuitamente a rede de antenas que vai levar a banda larga, a internet para localidades que não tenham conectividade.”

Os prefeitos que desejarem participar do programa deverão assinar um termo de adesão, em que são definidas a infraestrutura básica e as condições para a participação no programa Internet para Todos.

No documento, deverão ser indicadas as localidades que podem ser atendidas para receber as antenas e ter acesso ao sinal de internet. Lembrando que o programa não vai oferecer conexão gratuita para os moradores dessas localidades, e sim, preços reduzidos.

A Telebras vai ser a responsável pela análise das localidades e iniciará a busca e o credenciamento de empreendedores e pequenos empresários, que serão os responsáveis por comercializar o serviço de internet em cada município.

A conexão da internet vai ser feita pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), que contou com investimentos de R$ 3 bilhões.

Reportagem, Cintia Moreira

 

Últimas notícias

Indústria

Indústria tem pior índice de satisfação com lucro desde a pandemia

Eleições 2026

Celina Leão lidera disputa pelo governo do DF com 59,3% dos votos válidos

Brasil Gestor

Tarifaço: São João da Barra (RJ) lidera perdas municipais nas exportações aos EUA; veja ranking

Eleições 2026

Agregador de pesquisas indica chance de 79% de vitória de Flávio Bolsonaro

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Sobre a repórter

Agência do Rádio