Saúde - HIV·13 de dezembro de 2023

12 municípios mineiros atingiram a meta de eliminação da transmissão de HIV e/ou sífilis, como problema de saúde pública

Os municípios são localizados nas regiões Central, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Sul e Zona da Mata

Por Sophia SteinFormada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip) desde 2022. Atuou como editora na Rede Vitoriosa de Comunicações (afiliada do SBT em Uberlândia) e foi repórter no Brasil 61. Atualmente, além de escrever, é responsável pela programação e distribuição das publicações no sistema do portal Brasil 61.
Áudio · 00:02:19
Ouvir áudio · 00:02:19Copiar texto

Em Minas Gerais, 12 municípios localizados nas regiões Central, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Sul e Zona da Mata, atingiram a meta de eliminação da transmissão de HIV e/ou sífilis como problema de saúde pública. Os Selos de eliminação e de boas práticas, foram divididos em ouro, prata e bronze. As entregas ocorreram na última sexta-feira (8).

Veja os municípios e suas certificações:

  • Belo Horizonte: Selo Prata de Boas Práticas (HIV) e Selo Bronze de Boas Práticas (Sifilis);
  • Betim: Selo Prata de Boas Práticas (HIV);
  • Ibirité: Selo Prata de Boas Práticas (HIV);
  • Sete Lagoas: Selo de Eliminação (HIV);
  • Araguari: Selo Prata de Boas Práticas (HIV) e Selo Bronze de Boas Práticas (Sifilis);
  • Araxá: Selo Prata de Boas Práticas (HIV);
  • Ituiutaba: Selo de Eliminação (HIV) e Selo Prata de Boas Práticas (Sifilis);
  • Pato de Minas: Selo de Eliminação (HIV) e Selo Bronze de Boas Práticas (Sifilis);
  • Uberlândia: Selo de Eliminação (HIV);
  • Poços de Caldas: Selo de Eliminação (HIV) e Selo Prata de Boas Práticas (Sifilis);
  • Pouso Alegre: Selo Prata de Boas Práticas (HIV) e Selo Prata de Boas Práticas (Sifilis);
  • Muriaé: Selo Prata de Boas Práticas (HIV) e Selo Prata de Boas Práticas (Sifilis).

Rodrigo Molina, infectologista, salienta a importância de medidas preventivas na redução das infecções pelo HIV. O infectologista ressalta que o governo desempenha um papel crucial na prevenção do aumento de casos.

“A prevenção deve envolver uma combinação de métodos recomendados, além do uso de preservativos, que não só protegem contra o HIV, mas também contra outras infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis, herpes e gonorreia. Outra opção é a profilaxia pré-exposição, um medicamento oferecido pelo SUS. Isso significa que a pessoa pode considerar essa alternativa para se proteger contra o HIV e Aids”, avalia

O infectologista enfatiza a importância do diagnóstico precoce do HIV, pois pode prevenir o avanço da doença e reduzir o risco de contágio para outras pessoas. Ele acrescenta que, com tratamento adequado, o risco de transmissão é praticamente eliminado. 

“O diagnóstico precoce é crucial para iniciar o tratamento o mais rápido possível. Quanto mais rápido o diagnóstico, mais cedo podemos iniciar o tratamento, permitindo à pessoa em tratamento minimizar danos, evitando a progressão para estágios avançados da doença. Sabemos que pessoas em tratamento podem alcançar níveis indetectáveis de vírus no sangue. Atualmente, para quem tem carga viral indetectável, o risco de transmissão é praticamente zero”, explica. 

O médico também destaca o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) no fornecimento de preservativos masculinos e femininos, bem como na realização de exames e no acompanhamento contínuo da população.

De acordo com os Indicadores e Dados Básicos do HIV/AIDS nos Municípios Brasileiros, ao todo, em 2023, foram contabilizados 1.029 casos de Aids em Minas Gerais. Sendo 763 homens, 266 mulheres, 1 criança menor de 5 anos e 116 jovens de 15 a 24 anos de idade. 

Veja Mais:

Um milhão de pessoas vivem com HIV no Brasil. Mulheres apresentam piores índices da doença
Arboviroses: casos de dengue aumentam no Brasil, e condições climáticas preocupam no verão

Áudio
Áudio

 De acordo com os Indicadores e Dados Básicos do HIV/AIDS nos Municípios Brasileiros, ao todo, em 2023 foram contabilizados 1.029 casos de Aids em Minas Gerais. Sendo 763 homens, 266 mulheres, 1 criança menor de 5 anos e 116 jovens de 15 a 24 anos de idade. 

Reportagem, Sophia Stein
 

Últimas notícias

Indústria

Indústria tem pior índice de satisfação com lucro desde a pandemia

Eleições 2026

Celina Leão lidera disputa pelo governo do DF com 59,3% dos votos válidos

Brasil Gestor

Tarifaço: São João da Barra (RJ) lidera perdas municipais nas exportações aos EUA; veja ranking

Eleições 2026

Agregador de pesquisas indica chance de 79% de vitória de Flávio Bolsonaro

Empresas

Inadimplência de empresas bate recorde e chega a 9,3 milhões de CNPJs; Sudeste concentra a maior parte

Sobre a repórter

Sophia Stein

Formada em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip) desde 2022. Atuou como editora na Rede Vitoriosa de Comunicações (afiliada do SBT em Uberlândia) e foi repórter no Brasil 61. Atualmente, além de escrever, é responsável pela programação e distribuição das publicações no sistema do portal Brasil 61.