Divulgação
Divulgação

Desde fevereiro, estoque do Banco de Leite Humano de Vitória da Consquista (BA) diminuiu 45%

De fevereiro até o final de maio, o estoque do Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Esaú Matos, em Vitória da Conquista, diminuiu 45% quando comparado ao volume coletado no ano passado

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

De fevereiro até o final de maio, o estoque do Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Esaú Matos, em Vitória da Conquista, diminuiu 45% quando comparado ao volume coletado no ano passado. A média de recolhimento de leite materno na unidade é de 100 litros por mês, mas devido à pandemia do coronavírus no Brasil, no mês passado por exemplo, foram coletados 59 litros. 

Atividades realizadas pelo Banco de Leite Humano de conscientização sobre a importância da doação de leite materno, como palestras e reuniões em grupos, também foram afetadas pela disseminação da Covid-19.

O trabalho da unidade é para sensibilizar mulheres como a Roseane Cristina, doadora de leite materno há cerca de dois meses. Por produzir leite materno em excesso, ela resolveu ajudar mães que não podem amamentar o próprio filho e estão internados nas Unidades Neonatais. Roseane faz um apelo para que mulheres lactantes e que podem doar continuem doando leite materno.

“Você que é mãe, sabe da importância que é o leite materno nesses primeiros dias de vida de uma criança. Então, você que está em casa, que tem seu filho em seus braços, que tem o prazer e o privilégio de amamentá-lo, ajude aquelas mães que estão em hospitais, afastadas de seus filhos por algum motivo, que não têm o mesmo privilégio de amamentá-lo. Ajudem!”

A Coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Janini Selva Ginani, explica que o leite materno doado é voltado, principalmente, para crianças internadas em Unidades Neonatais.

“O público alvo das doações de leite materno são os bebês prematuros e de baixo peso internados nas unidades de cuidados intensivos neonatais, os mais vulneráveis e que precisam de maneira mais urgente de doações.”

Qualquer mãe que queira ser doadora em Vitória da Conquista pode procurar o Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Esaú Matos. Caso deseje atendimento pessoalmente, a recomendação é ligar e fazer o agendamento para evitar aglomeração.

O Banco de Leite Humano de Vitória da Conquista está localizado na avenida Macaubas, número 100, no bairro Kadija. O local funciona todos os dias, das oito da manhã ao meio dia, e das duas da tarde às seis da noite. A unidade também faz coleta domiciliar, inclusive aos finais de semana e feriados, das sete da manhã à uma da tarde. O telefone de contato é o (77) 3420-6237. Repetindo: (77) 3420-6237. 

Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença. Procure o Banco de Leite Humano mais próximo ou ligue para o Disque Saúde, no número 136, para tirar qualquer dúvida. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doacaodeleite. 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.