Vacina - Foto: Ministério da Saúde
Vacina - Foto: Ministério da Saúde

Vacina: imunidade contra coronavírus pode levar semanas após aplicação das doses

Médicos recomendam manter os cuidados, mesmo após a imunização, com usar máscara e evitar aglomerações

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Quem acredita que estará imediatamente imune ao coronavírus, logo após tomar a vacina, está enganado. Além de nenhum imunizante até agora ser 100% eficaz contra a doença, a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) ressalta que o organismo humano leva, em média, duas semanas para responder adequadamente contra a presença do patógeno causador da Covid-19, ou seja, para criar imunidade.

Cuidados com a Covid-19 devem continuar após a vacinação

Vacinação contra coronavírus caminha a passos lentos no Brasil

Segundo a SBIm, cada imunizante tem seu próprio tempo para ativar o sistema imunológico e sua própria taxa de eficácia. A vacina da AstraZeneca, desenvolvida com a Fiocruz, possui uma eficácia geral de 76% somente 22 dias após a aplicação da primeira dose. O percentual pode atingir os 82% após o indivíduo receber a segunda dose.

Já quem toma a vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, pode levar duas semanas, após receber a segunda dose, para estar protegido. Por isso, os médicos alertam que os cuidados para evitar o contágio devem permanecer, mesmo após a vacinação, como usar máscara, evitar aglomeração, lavar frequentemente as mãos e usar álcool em gel.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.