Agência Brasil
Agência Brasil

Unicef lança guia de apoio para orientar estados e municípios na garantia da educação durante a pandemia

Documento prioriza duas frentes: o planejamento para a retomada das aulas e a busca pelos mais vulneráveis que tiveram aprendizagem prejudicada no período

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) lançaram um guia, nesta última sexta-feira (24), para apoiar estados e municípios na garantia do direito à educação durante a pandemia da Covid-19. 

Batizado de Busca Ativa Escolar em Crises e Emergência, o guia  busca auxiliar as escolas no seu planejamento de reabertura ou de readequação de ações. Uma das preocupações dos órgãos é a manutenção do processo de aprendizagem, sobretudo dos mais vulneráveis e que foram prejudicados com o fechamento das escolas. Segundo o Unicef, cerca de 35 milhões de crianças e jovens foram afetados. 

Plano de Contingência deve garantir alimentação e assistência social a crianças e adolescentes

Desigualdade no sistema educacional é agravada com pandemia, revela estudo do Ipea 

Manutenção de merenda escolar: Um desafio para gestores municipais e estaduais 

De acordo com o Unicef, para reverter o quadro é preciso ir atrás dos estudantes e tomar as medidas necessárias para que eles consigam retomar os estudos e seguir aprendendo. A estratégia foi lançada em 2017 e, agora, foi adaptada para situações de calamidade pública e emergências, como a pandemia da Covid-19. 

A entidade afirma que o fechamento das escolas impactou negativamente na aprendizagem, na nutrição, já que muitos alunos dependem da merenda escolar, e na segurança de crianças e adolescentes. Esses fatores em adição a questões econômicas contribuíram para a evasão escolar.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.