Ministério da Saúde
Ministério da Saúde

Um quinto da população teve dengue nos últimos 6 meses em Santa Isabel do Ivaí (PR)

Nos últimos seis meses, na região, foram registrados mais de 12,6 mil casos da doença

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Dos 29 municípios da microrregião de Paranavaí, 27 estão com alto risco de viverem um surto de dengue neste ano. Nos últimos seis meses, na região, foram registrados mais de 12,6 mil casos da doença. A cada 21 moradores, um teve dengue neste ano. Os dados são da Secretaria de Saúde do estado do Paraná. 

A cidade de Paranavaí é a que registrou o maior número de casos: foram 4,8 mil desde agosto, segundo dados das autoridades estaduais de saúde. Em segundo lugar, vem Santa Isabel do Ivaí, com cerca de 1,8 mil casos. Isso significa que um quinto da população da cidade teve dengue nos últimos seis meses. É a segunda maior incidência de dengue de todo o estado. 

O Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, afirma que os esforços estão sendo feitos, mas ressaltou a importância do apoio da população no combate ao mosquito da dengue.  

“Estamos com essa preocupação, informando, dialogando, pois queremos atingir todos os municípios que estão no ápice da sua epidemia em casos novos de dengue. O trabalho está sendo feito, mas eu quero reiterar que nenhum resultado será satisfatório se não houver a participação ativa da comunidade, da população.”

Na região do Paranavaí, as únicas duas cidades que estão com baixo risco de surto de dengue são Marilena e Santa Cruz de Monte Castelo. Mas é importante lembrar que todo o estado do Paraná está em estado de alerta contra a dengue, decretado pelo governo estadual. 78 municípios já enfrentam epidemia de dengue.

O Diretor do Departamento de Imunizações da Sec. Saúde do Ministério da Saúde, Júlio Croda, lembra que combater os focos do mosquito transmissor é responsabilidade de toda a população e que isso deve ser feito com frequência. 

“Elimine os focos na sua residência. Essa eliminação tem que ser semanalmente. Você pode eleger um dia, geralmente, aos fins de semana, para fazer essa busca no sentido de encontrar e eliminar esses focos.”

Dados do Ministério da Saúde revelam que, em 2019, foram notificados mais de um milhão e meio de casos prováveis de dengue, em todo país. A taxa de incidência, para cada grupo de 100 mil habitantes, ultrapassou 735 ocorrências. 

E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes.

Arte: Ítalo Novais/Sabrine Cruz

Receba nossos conteúdos em primeira mão.