Agência Brasil
Agência Brasil

Último encontro preparatório para Fórum Mundial Amazônia+21 ocorre nesta quarta-feira (14)

Evento, que tem apoio da CNI, vai contar com a participação de moradores da região, especialistas e instituições; debates vão girar em torno do papel da cultura, dos negócios e das cidades no desenvolvimento da região

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O último encontro preparatório para a edição de 2020 do Fórum Mundial Amazônia+21 vai ocorrer nesta quarta-feira (14), a partir das 9h30. Os especialistas vão debater o papel da cultura, dos negócios e as demandas das cidades para a construção de uma Amazônia mais sustentável. 
 
No primeiro painel do dia, o debate vai girar em torno do que os próprios moradores da região pensam sobre a Amazônia. Por isso, vão estar presentes o cacique Almir Narayamoga Suruí, o escritor manauara Márcio Souza e o geógrafo Gustavo Rangel, pesquisador da vida na Amazônia e professor do departamento de antropologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
 
Às 11h, o evento apresenta a plataforma AmazôniAtiva, desenvolvida pelo Instituto IBVRio, associação que incentiva negócios na região, a partir de produtos locais. Com a moderação do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), três cooperativas vão contar suas experiências: Rede da Floresta (RO), Saboaria Rondônia (RO) e Coopavam (MT). 
 
Marcelo Thomé, coordenador do Fórum Amazônia+21, destaca que esse vai ser o último encontro de preparação e ressalta a pluralidade de participantes envolvidos nas discussões sobre o futuro da região: “Neste encontro vamos conversar sobre Amazônia invisível, cultura e cidades amazônicas, ouvindo o cacique Almir Suruí, diversos especialistas na história e cultura da região, prefeitos e especialistas sobre o papel das cidades no desenvolvimento sustentável da região Amazônica.”

Proteção da Amazônia é defendida em Fórum voltado ao desenvolvimento sustentável da região

Cidades

Na sessão das 14h, o tema vai ser o papel das cidades na promoção do desenvolvimento sustentável da Amazônia. Esse painel vai ser dividido em dois blocos: no primeiro, que será moderado por Rodrigo Corradi, gerente de relações institucionais do ICLEI – organização internacional que reúne mais de 1,7 mil governos comprometidos com o desenvolvimento sustentável –, gira em torno das cidades e do desenvolvimento sustentável. 
 
Participam o diretor regional da ONU-Habitat para América Latina e o Caribe, Elkin Velásquez, a diretora regional do programa de segurança energética e mudanças climáticas da Fundação Konrad Adenauer, Nicole Stopfer e prefeitos de cidades amazônicas. 

No segundo bloco, estarão presentes o vice-ministro de ordenamento ambiental do território do governo da Colômbia, Roberto Mario Esmeral Berrio, Sophia Picarelli, gerente de mudança do clima e biodiversidade do ICLEI América do Sul, entre outros. Eles vão debater os compromissos para o desenvolvimento urbano sustentável. 

Fórum

Programado para os dias 4, 5 e 6 de novembro, o Fórum Amazônia+21 é uma iniciativa que visa mapear perspectivas e buscar soluções para temas relacionados ao desenvolvimento da região e melhoria da qualidade de vida dos mais de 20 milhões de cidadãos que vivem na Amazônia Legal, composta pelos sete estados da região Norte, mais Maranhão e Mato Grosso. 

O fórum é promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Agência de Desenvolvimento de Porto Velho e Prefeitura de Porto Velho. A Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e o governo do estado apoiam o programa. Por conta da pandemia da Covid-19, este ano o evento vai ocorrer virtualmente. 

As diversas lives que compõem o evento preparatório para o fórum vão ser divulgadas nas redes sociais da CNI, nesta quarta-feira. 

Arte: Brasil 61

Receba nossos conteúdos em primeira mão.