TECNOLOGIA: Moradores do Paraná vão receber SMS com alerta para possíveis desastres naturais, segundo Anatel

Salvar imagem

LOC.: A partir desta terça-feira (13) os moradores de cinco municípios do Paraná vão poder cadastrar o número de celular para receberem alerta por mensagem de texto sobre possíveis riscos de desastres naturais como inundações e temporais. A Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, informou que o serviço oferecido é custeado e operacionalizado pelas empresas de telecomunicações e não terá nenhum custo para o cidadão.
 
O serviço vai estar disponível para as cidades de Prudentópolis, Querência do Norte, Rondon, Salto do Lontra e Santo Antônio do Sudoeste. O sistema é coordenado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, o Cenad, do Ministério da Integração Nacional, e é implantado em parceria com a Defesa Civil dos estados e com a Anatel.
 
Os moradores das cidades vão receber pelo celular uma mensagem, que deverá ser respondida caso eles desejem receber os alertas. O cadastro também pode ser feito enviando uma mensagem de texto para o número 40199, com o CEP que deseja ser monitorado. Se não desejar mais o serviço, pode ser cancelando a qualquer momento.
 
De acordo com a Defesa Civil, as chuvas são grandes causadoras de acidentes naturais principalmente nas regiões Sudeste e Sul. O sistema já está disponível desde fevereiro em 20 cidades de Santa Catarina, onde moram mais de 500 mil habitantes. Estas cidades foram escolhidas por conta de eventos meteorológicos com potencial de acidentes, entre eles ressacas, vendavais, alagamentos, enxurradas e granizo. A expectativa é que o sistema esteja disponível para todo o país até o final deste ano.
 
Reportagem, Juliana Gonçalves

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.