TECNOLOGIA: Ferramentas online oferecem informações de contas públicas

Plataformas digitais foram apresentadas na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara nesta semana

 

Salvar imagem

LOC.: Nesta semana a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados recebeu os responsáveis pela plataforma digital Fiscalize Agora e pelo portal Diagnóstico Público. No encontro, um dos desenvolvedores dos sites, Matheus Moreira, disse que os dois utilizam dados públicos de prestações de contas de prefeituras, estados e União, mas ainda existem grandes problemas nesta transparência.

TEC./SONORA: Matheus Moreira, um dos responsáveis pelas plataformas.

"A gente completou cinco anos da Lei da Transparência e isso fez com que todos os órgãos, desde prefeituras e até todo o Governo Federal, passassem a ter em seus portais disponibilizados dados financeiros e contábeis, mas a gente percebe que ainda existem grandes problemas nesta transparência: a falta de usabilidade destes portais; características técnicas, geralmente são abordadas questões de contabilidade pública, usando uma terminologia que fica difícil para o cidadão alcançar; ausência de padrões; indisponibilidade e lentidão, é muito comum entrar em um portal e ele estar fora do ar ou demorar muito a retornar a consulta".

LOC.: Quem quiser fazer pesquisas de gastos em um determinado município, pode usar apenas palavras-chave. O site é o fiscalizeagora.org. Já o diagnóstico público é um portal direcionado para gestores públicos e para interessados em dados mais detalhados sobre os gastos de cada ente federativo. Lá, a busca pode ser feita por empresas que mais contratam com cada governo e até mesmo aquelas que não poderiam contratar porque estão impedidas pela Controladoria Geral da União. Para saber mais sobre o portal, acesse www.diagnosticopublico.com.

Reportagem, Cintia Moreira

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.