Vacina contra Covid-19. Foto: Agência Brasil
Vacina contra Covid-19. Foto: Agência Brasil

STF determina obrigatoriedade da vacinação contra Covid-19

Nenhuma lei prevê que o cidadão seja levado à força para tomar a vacina, mas a eventual norma poderá prever a restrição de direitos pela falta de comprovação da imunização

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Supremo Tribunal Federal (STF) deu aval para que os governos locais possam estabelecer medidas para vacinação compulsória da população contra a Covid-19. Conforme o entendimento, a União, os estados e os municípios podem estabelecer medidas legais pela obrigatoriedade, mas não podem determinar a vacinação forçada. 

Nenhuma lei afirma que o cidadão seja levado à força para tomar a vacina, mas a eventual norma poderá prever a restrição de direitos pela falta de comprovação da vacinação, como deixar de receber um benefício, ser proibido de entrar em algum lugar ou ser impedido de realizar matrícula escolar na rede pública de ensino. 

“SUS vai ter prioridade nas vacinas produzidas no Brasil”, afirma Pazuello

CoronaVac: governo de São Paulo dá mais um passo para regulamentação da vacina

O caso foi julgado de forma preventiva. Até o momento, nenhum dos laboratórios que desenvolvem a vacina contra o novo coronavírus pediu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para comercialização do produto. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.