STAR WARS: Guerra nas Estrelas poderia parar guerras, segundo autor de livro sobre saga cinematográfica

Saga de 6 filmes ganha nova sequência, que será exibida nos telões a partir de 17 de dezembro

 

Salvar imagem

SOBE E DESCE BG
 
REPÓRTER: Há muito tempo atrás em uma galáxia tão tão distante... Na verdade, não faz tanto tempo assim e foi nessa galáxia mesmo que o filme Star Wars, também conhecido no Brasil como Guerra nas Estrelas conquistou milhares de pessoas. O primeiro filme, lançado em 1977, teve a maior bilheteria do ano. No total, são seis episódios que até hoje conquistam o público adulto, juvenil e até o infantil. A saga ganhou uma continuação que vai ser exibida nas salas de cinema, a partir do dia 17 de dezembro. De acordo com o site Fandango, que vende ingressos de cinema, nas primeiras 24 horas de pré-venda dos ingressos, a demanda foi oito vezes maior do que o recordista anterior, Jogos Vorazes, em 2012. Mas como Star Wars alcançou e ainda até os dias de hoje alcança tantos fãs assim? O jornalista britânico Chris Taylor decidiu se aventurar na escrita de “Como Star Wars Conquistou o Universo” para descrever toda a trajetória que a saga percorreu para se tornar o que é hoje. Para ele, é muito fácil gostar de Star Wars e entrar neste mundo.
 
SOBE E DESCE BG
 
SONORA: Chris Taylor, autor de Como Star Wars Conquistou o Universo
 
“Continua sendo uma franquia divertida. A única história que acontece em um lugar completamente não relacionado ao planeta Terra. É muito mais fantasia que qualquer outra coisa. Mas, Star Wars é o único filme que conta o que aconteceu há muito tempo atrás em uma galáxia tão distante e você não precisa se preocupar com isso. E nós gostamos disso. Há tanto cuidado e atenção colocados nos detalhes deste universo tão distante, que é muito fácil apreciar e escapar para este mundo.”
 
SOBE E DESCE BG
 
REPÓRTER: O autor do livro, Chris Taylor, mostra a paixão pela saga quando afirma por metáfora que Star Wars poderia até mesmo parar de guerras.
 
SOBE E DESCE BG
 
SONORA: Chris Taylor, autor de Como Star Wars Conquistou o Universo
 
“Star Wars é amor, sim. Star Wars deveria parar guerras, esperançosamente. Não, quero dizer definitivamente neste ângulo, mas é também uma divertida aventura, o que sempre supostamente seria. É isso, mas eu gosto de pensar em um bom sinal, você sabe, a força deveria representar o mundo de agora. Eu acho que você sente a força quando uma pessoa faz algo bom para você, você sente uma conexão. É basicamente amor. Toda a ideia da força é por para baixo toda a religião, todo o conceito de religião e transformar em uma ideia muito simples. Nessa força que conecta o mundo, as pessoas, Pode ser Deus. Isso realmente não importa. Você sabe o que é.”
 
SOBE E DESCE BG
 
REPÓRTER: O brasiliense Vicente Ramos tem 23 anos. É publicitário e grande fã dos filmes de Star Wars. Para ele, a saga é interessante por unir a realidade à fantasia.
 
SOBE E DESCE BG
 
SONORA: Vicente Ramos, publicitário
 
“O que eu acho legal de Star Wars é que ele puxa muitos elementos da realidade, da cultura ocidental, oriental. Elementos samurais, de política. Então eu acho que é tudo isso que eu acho que as pessoas sintam uma proximidade maior com o filme, com a série toda dos filmes. Eu acho que é isso, é puxar elementos da realidade e mostrar que pode ser expandido.”
 
SOBE E DESCE BG
 
REPÓRTER: Desde o ano passado, a Editora Aleph vem lançando livros do Universo Expandido de Star Wars, no Brasil. Os 14 livros contam histórias que vão além daquelas contadas nas telonas  O editor da Aleph, Daniel Lameira, explica que os livros tinham uma espera tão grande que vários deles entraram para o ranking de mais vendidos.
 
SOBE E DESCE BG
 
SONORA: Daniel Lameira, editor da Editora Aleph
 
“Já tinha uma demanda reprimida. Então, quando a gente lançou o primeiro, ele já foi muito procurado muito rapidamente. Dos 14 livros que a gente lançou, sete ou oito entraram na lista de mais vendidos, e foi muito bem criticado também, o trabalho de capa e etc. E foi muito legal porque muita gente que está conhecendo a Aleph por causa de Star Wars e o Universo Expandido passa depois para os outros livros da Aleph. Passa a conhecer Azimov, Dick e Clarcke e isso também é muito legal para a gente.”
 
SOBE E DESCE BG
 
REPÓRTER: Se você nunca assistiu Star Wars e ficou curioso sobre essa "Força" que conquistou milhões de pessoas, procure conhecer os outros filmes e vá até ao cinema assistir a sequência que estreia no dia 17 de dezembro. Se você é um grande fã e garantiu o seu ingresso, que a Força com você esteja.
 
SOBE E DESCE BG

 

Reportagem, Sara Rodrigues

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.