Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

SP: Pesquisa mostra expectativa positiva para a produção agro no pós-pandemia

80% dos pequenos produtores paulistas estão com as expectativas positivas

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Os pequenos produtores rurais de São Paulo estão com uma expectativa positiva para a próxima safra no pós-pandemia da covid-19. Um levantamento da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo mostrou que 80% do grupo está com as expectativas positivas. 55% dos pequenos produtores esperam manter o volume de produção no próximo plantio, 28% acreditam que o volume vai aumentar e 10% que a colheita será menor.

A pesquisa também coletou dados sobre os resultados obtidos durante a pandemia. 60% dos produtores disseram que conseguiram manter o volume de produção. 21,2% relataram que a colheita ou abate foram prejudicados pela falta de mão de obra ou de compradores. Outros 7,34% deixam de colher ou abater por não terem para quem vender.

Setor agro tem 10 mil empregos a menos

Por outro lado, a pandemia afetou os ganhos no setor. 19,7% dos entrevistados disseram que a renda caiu mais do que pela metade durante a pandemia. 39% dizem que não tiveram perdas.

Para  a secretaria de Agricultura de São Paulo, os números mostram que o setor agro paulista não parou durante a pandemia. Mas, a maioria dos produtores disse ter adaptado processos para evitar o contágio pela covid-19. 47,7% disseram estar recebendo somente visitas extremamente necessárias e 36% dos produtores sequer estão recebendo visitas.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.