Foto: Jaelson Lucas/ANPr
Foto: Jaelson Lucas/ANPr

Setor de Agropecuária registra saldo positivo na geração de empregos em junho

Contudo, em quatro meses, em todos os segmentos, cerca de 1,5 milhão de postos de trabalho foram perdidos no país

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O setor de agropecuária apresentou saldo positivo de 36,8 mil vagas de trabalho criadas em junho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério da Economia. No acumulado entre  janeiro e junho deste ano, o segmento admitiu 437.999 trabalhadores e contabilizou 375.366 desligamentos, gerando saldo positivo de 62.633 postos de trabalho.

Segundo o Ministério da Agricultura, as lavouras temporárias e a pecuária representam 78% das vagas criadas no setor. Outro fator apontado pelo governo federal como determinante no saldo positivo foi a chegada da época da colheita em grande parte das culturas agrícolas da safra de verão, como o do café, soja, cana, algodão, entre outros produtos. 

Agronegócio: Exportações brasileiras crescem 16,5% no primeiro semestre

Entretanto, segundo o Caged, o mês passado registrou saldo negativo de 11 mil postos de trabalho, quando analisados todos os segmentos econômicos. Desde março, início da pandemia da Covid-19 no país, o total de empregos com carteira assinada perdidos ultrapassa 1,5 milhão. 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.