SAÚDE: Projeto de balizamento noturno em aeroporto de SC pode salvar vidas

O balizamento noturno do aeroporto Quero-Quero poderia salvar de cinco a dez por cento a mais de pessoas, segundo médico. 
 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O município de Blumenau é o campeão em doações de órgãos no Brasil. Entre 1980 e maio deste ano, só o Hospital Santa Isabel, uma das referências nesse campo, realizou mais de dois mil e quinhentos transplantes de rins, córneas, coração, fígado e pâncreas. E o número de vidas salvas pelas doações pode até aumentar, mas está dependendo de uma ação específica no aeroporto Quero-Quero.

A falta de balizamento noturno na pista do aeroporto, que é o sistema de iluminação que indica onde está a pista e a zona de pouso, pode ser decisiva na hora de salvar essas vidas. O motivo é que o aeroporto não recebe doações à noite por falta dessa iluminação.

A SC Transplantes é responsável pela logística do transporte de órgãos aos hospitais de Santa Catarina. Segundo o médico e coordenador estadual de transplantes da instituição, Joel de Andrade, o balizamento poderia salvar de cinco a dez por cento a mais de pessoas.

TEC./SON: coordenador da SC Transplantes, Joel de Andrade
“Inúmeras vezes a gente deixou de captar corações, pulmões por falta de logística e entra aí essa questão do uso noturno do aeroporto Quero-Quero.”

LOC.: O deputado do PSD de Santa Catarina João Paulo Kleinübing é autor de uma emenda parlamentar que destina 500 mil reais para o projeto de balizamento noturno do aeroporto. A obra está orçada em mais de um milhão e meio de reais.

TEC./ SONORA: deputado João Paulo Kleinübing (PSD – SC)
“Você não ter hospital funcionando à noite pode ser a diferença entre salvar ou não uma vida. Por isso, a importância também do balizamento.”

LOC.:
O aeroporto de Blumenau não opera voos comerciais, mas, segundo o deputado, é importante para a economia e para o desenvolvimento da região, além de ser essencial para procedimentos de resgate e doação de órgãos. O projeto aguarda agora a apreciação do Ministério dos Transportes.

Reportagem, Jalila Arabi.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.