Aeroporto de Guarulhos - Foto: Mayna RuggieroSEPEC/Ministério da Economia
Aeroporto de Guarulhos - Foto: Mayna RuggieroSEPEC/Ministério da Economia

Saúde prepara distribuição de mais de 5 mil concentradores de oxigênio

Equipamentos foram doados ao SUS pela iniciativa privada, ampliando a assistência a pacientes com covid-19. Os concentradores chegarão de forma escalonada ao País

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Ministério da Saúde prepara a distribuição dos concentradores de oxigênio doados ao Sistema Único de Saúde (SUS) por 12 empresas privadas. Até o momento, são 5.133 equipamentos que irão auxiliar no tratamento de pacientes com covid-19 na rede pública de saúde. 

Nesta quarta-feira (7), um carregamento com 1.899 equipamentos foi entregue no aeroporto de Guarulhos. Os concentradores chegarão ao País, de forma escalonada, até o dia 14 de abril – a ação de logística para a entrega aos estados será coordenada pelo Ministério da Saúde durante este mês de abril.

Médicos comentam sobre medicações e interesses farmacêuticos durante a crise da Covid-19 

Prefeituras indicam Ivermectina para tratar Covid-19

A aquisição ocorreu após abertura de edital de chamamento público coordenada pelos Ministérios da Saúde e da Economia.

Os concentradores de oxigênio funcionam como mini usinas, podendo produzir, diariamente, o equivalente a mais de 7m3 de oxigênio com 93% de pureza, adequado ao consumo humano. Os equipamentos são usados em pacientes leves e moderados com covid-19, oferecendo cerca de cinco litros de oxigênio por minuto.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.