Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil
Economia
2 minutos

São Paulo registra maior queda na produção industrial desde o início de série histórica

Queda foi de 23,3% em abril; estado é considerado o maior parque industrial do País, concentrando 34% da indústria nacional

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A produção industrial de São Paulo teve a maior queda desde o início da série histórica da Pesquisa Industrial Mensal Regional, em 2002. O estado recuou 23,3% no mês de abril. De acordo com o IBGE, a queda reflete os efeitos do isolamento social, causado pela pandemia do novo coronavírus. 

O estado paulista é considerado o maior parque industrial do País, concentrando cerca de 34% da indústria nacional. Os setores que mais influenciaram nesse resultado foram o de veículos automotores e o de máquinas e equipamentos. 

A pesquisa, divulgada nessa terça-feira (9), mostrou que houve queda na produção de 13 dos 15 locais pesquisados. Na passagem de março para abril, houve redução nacional de 18,8%. Amazonas registrou o recuo mais intenso da série histórica, com -46,5%. Em seguida, vem o Ceará, com -33,9%, e o Paraná, com -28,7%.

Os estados do Pará e de Goiás foram os únicos dos 15 pesquisados a apresentarem resultados positivos. Após registrarem queda no mês de março, Pará teve alta de quase 5% e Goiás cresceu 2,3% no mês de abril. 

Em comparação a abril do ano passado, 13 estados tiveram queda na produção industrial. Amazonas liderou novamente a lista, com recuo de 53,9%. Pará e Goiás foram os únicos a apresentarem resultados positivos, com 37,6% e 0,4%, respectivamente. 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.