Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

SÃO LUÍS: Vacinação por ordem alfabética continuará nas próximas etapas

Na cidade, fazem parte da primeira etapa da campanha de vacinação: idosos acima de 60 anos, crianças entre seis meses e seis anos de idade e profissionais da área de saúde

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Devido à alta procura da vacina em São Luís, nas primeiras semanas da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe a prefeitura precisou mudar a estratégia. A imunização já ocorre por ordem alfabética e continuará nas próximas etapas.

Doze instituições de ensino estão abertas das oito da manhã às cinco da tarde. Segundo a prefeitura do estado o objetivo é evitar aglomerações, sobretudo entre os idosos, grupo mais vulnerável. 

Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, no dia 23 de março, o prefeito, Edivaldo Holanda Júnior, tem pedido tranquilidade aos moradores de São Luís. Ele garante que todos os grupos prioritários serão vacinados. 

“Não há necessidade de lotar os postos de saúde. Lembrem-se de que devemos evitar aglomerações. Temos vacinas disponíveis para todos. Faço um apelo para que cuidemos uns dos outros.”

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório e, segundo o Ministério da Saúde, tem alto potencial de contágio. Os principais sintomas da infecção são febre, dor no corpo, dor de cabeça e tosse.

A vacina, composta por vírus inativado, protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

O epidemiologista da Fiocruz do Distrito Federal,Claudio Maieorovich, explica que os idosos, junto com outras pessoas da etapa da campanha, fazem parte do grupo de risco. Segundo ele, esse público pode apresentar complicações por conta da infecção. 

“O seu risco é maior principalmente entre as pessoas mais idosas e aquelas que já têm algum tipo de doença crônica, como doenças respiratórias, cardíacas, diabetes, gestantes. É muito importante que as pessoas adotem todas as medidas possíveis para se prevenir contra a Influenza.”

A campanha de vacinação termina em 22 de maio e foi dividida em três fases. O Ministério da Saúde alerta que, para evitar o contágio da gripe, além de tomar a vacina, a população deve seguir medidas simples como higienizar as mãos e manter hábitos saudáveis. 

Em caso de fila as pessoas, principalmente os idosos, devem manter distância de pelo menos 2 metros dos demais.   

Para mais informações sobre a Campanha de Vacinação em São Luís, ligue para a Secretaria Municipal de Saúde, no telefone (98) 3214-7300. Sobre a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, acesse: saude.gov.br/vacinabrasil.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.